Redação do Enem 2016 fala sobre intolerância religiosa no Brasil
Tema da prova de redação foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no início da tarde deste domingo (6)
O tema da redação do Enem 2016 é "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". Ele foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no início da tarde deste domingo (6). Professoras ouvidas pelo G1 afirmam que o tema provavelmente foi trabalhado nas aulas e, portanto, não chega a ser uma surpresa.
O Inep usou seus perfis oficiais no Twitter e no Facebook para divulgar o tema da redação. Nas mesmas redes sociais, internautas se dividiram entre elogios ao assunto e o apontamento da polêmica que ele pode criar entre os adeptos de diferentes credos.
Andrea Ramal, colunista do G1, disse que o tema foi pertinente e muito bem escolhido, porém, exige uma proposta de intervenção social diferente que não está baseada em políticas públicas. "Passa por um diálogo, mudança de atitudes das pessoas e até revisão ideológica."
Para ela, este tema vai fazer com que muitos candidatos mostrem o domínio da cultura geral. "O aluno terá de mostrar que na verdade o conflito religioso não tem razão só na religião, há uma questão econômica por trás. É preciso avaliar o conflito de maneira mais ampla e entender os interesses."