Catedral de Assis comemora sucesso da 1ª Corrida e Caminhada em prol da reconstrução da cúpula da igreja
Pelo perfil oficial da Catedral nas redes sociais, organização do evento agradeceu aos 550 participantes que se inscreveram na corrida
Redação AssisCity
- 23/01/25
- 16:00
- Atualizado há 4 horas
No último sábado, 18 de janeiro, Assis vivenciou um momento histórico e solidário com a realização da 1ª Corrida e Caminhada da Catedral, evento promovido em prol da reconstrução da cúpula da Catedral Diocesana. Com a participação de mais de 550 pessoas, a corrida reuniu jovens e adultos de Assis e região em torno de uma causa nobre.
Na manhã desta quinta-feira, 23, as redes sociais da Catedral compartilharam novidades sobre o andamento das reformas. "Foram retirados os moldes que servirão de base para o corte das placas de cobre, que revestirão nossa cúpula, devolvendo sua beleza e proteção", destacou a publicação. A mensagem também aproveitou a tradição do "TBT" para agradecer aos participantes e patrocinadores: "Agradecemos a todos que estão contribuindo para tornar essa obra possível! Continuemos em oração e união por este projeto tão significativo."
O Portal AssisCity foi um dos grandes parceiros da Catedral na realização do evento, reforçando seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico de Assis.
História da Catedral de Assis
A história da Catedral Diocesana "Sagrado Coração de Jesus - São Francisco de Assis" remonta ao final do século XIX, quando, em 1890, uma pequena capela de madeira foi erguida no local onde hoje se encontra o templo. A expansão da cidade foi impulsionada pela doação de 80 alqueires de terra pelo Capitão Francisco Assis Nogueira, que deu origem ao povoado.
A construção da primeira catedral de alvenaria começou em 1920, sendo concluída em 1938. No entanto, problemas estruturais levaram à decisão de erguer uma nova catedral, sólida e moderna. Sob a liderança do Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez, as obras da atual Catedral tiveram início em 1957, inspiradas em um projeto de um arquiteto italiano e sustentadas por generosas doações da comunidade e parcerias estratégicas.
Após anos de dedicação, a nova Catedral foi inaugurada em 1967, tornando-se o principal ponto turístico de Assis, com sua arquitetura românica, arcos grandiosos e pinturas sacras que representam a fé e a história assisense.