Corrente nas redes sociais busca ajudar vestibulandos
A ideia surgiu para ajudar os candidatos e disseminar o conhecimento
O final do ano está chegando e terá início a fase de vestibulares para muitos jovens que buscam uma vaga em diversas universidades do País. Diante disso, surgiu no Facebook uma corrente para ajudar os candidatos a tirarem dúvidas sobre disciplinas e assuntos que são temas nos vestibulares e ENEM.
Marcela dos Santos Alves é formada em História pela UNESP de Assis e foi uma das pessoas a se disponibilizar a ajudar.
"Há mais ou menos uma semana eu vi essa corrente começando e achei a ideia interessante. Eu decidi compartilhar a publicação e me disponibilizei a tirar dúvidas sobre História e Filosofia, que é minha área de atuação. Trabalhei por dois anos em escolas e alguns ex-alunos vieram me procurar", afirma.
Sobre as dúvidas mais recorrentes, Marcela diz que os assuntos são os mais variados.
"Eles vieram me perguntar desde assuntos que eles ainda estão estudando, até outros assuntos que eles estão se preparando para estudar. Como não resta muito tempo até o começo das provas, alguns me questionaram sobre o que é mais importante estudar nessa reta final. Surgiram dúvidas sobre conceitos de alguns autores, como Marx, por exemplo, além de períodos históricos, como Era Vargas", explica.
Sobre a sensação de ajudar os vestibulandos, Marcela afirma que se sente gratificada.
"É muito legal, pois de certa forma eu me sinto parte deste momento juntamente com eles. É gratificante poder ajuda-los, mesmo não estando mais no ambiente escolar. A proposta da corrente é justamente esta, pois sabemos que passar no vestibular é bastante complicado para aqueles que não têm muitas oportunidades, como tempo livre, dinheiro para comprar livros ou para pagar professores particulares. É ótimo poder usar a internet como um meio de disseminar conhecimento e tentar diminuir as diferenças", comenta.
Camila Santos também se disponibilizou a ajudar os vestibulandos. Ela é graduada na UNESP de Assis e fez o curso de Letras.
"Eu vi isso no mural de uma outra amiga e compartilhei, pois achei legal a ideia. É uma forma de ajudar as pessoas, ainda que fosse apenas uma. Sou da área de Língua Portuguesa, Redação e Literatura. Infelizmente ainda não consegui ajudar ninguém, pois não tenho muitas pessoas no Facebook que estão nesta fase, mas estou disponível para ajudar sobre os assuntos que estiverem dentro do meu alcance", conclui.
Marcela dos Santos Alves
Camila Santos
O texto sinaliza para aqueles que tiverem dúvidas procurarem os amigos