Buscar no site

Colégio Ressurreição Santa Maria recebe prêmio de excelência por Projeto Vida

A escola recebeu o Prêmio Excelência do Sistema de Ensino Poliedro

Redação AssisCity/ Foto: Divulgação

  • 09/09/16
  • 11:00
  • Atualizado há 436 semanas

No dia 2 de setembro, sexta-feira, o Colégio Ressurreição Santa Maria, de Assis, recebeu o Prêmio Excelência do Sistema de Ensino Poliedro, em uma cerimônia realizada no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

O Projeto Vida recebeu o primeiro lugar na categoria Ética e Cidadania, disputando com projetos de outras 200 escolas do Brasil.

De acordo com a assistente de direção, professora Elizabeth Elias Nicolau de Carvalho, trata-se de um projeto criado pela professora de Ciências e Biologia, Marta Santos Souza, e que tem excelente aceitação dos alunos.

"O Projeto Vida tem o objetivo de levar os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, além do 1º ano do Ensino Médio, para visitar semanalmente hospitais, asilos e creches de periferia de Assis. Dessa forma, nós buscamos levar um pouco de alegria, solidariedade, amizade e amor até as pessoas, com atividades recreativas de cunho educacional e cultural", afirma.

Atualmente o projeto conta com 38 alunos inscritos e Elizabeth frisa a importância do projeto no desenvolvimento de cada um deles.

"Todo o Colégio está muito feliz por ter conquistado o prêmio, especialmente porque, por meio dessas visitas, os nossos alunos podem ter um pouco mais de conhecimento sobre a realidade da cidade e também do país. Estamos preocupados com o conteúdo, buscamos preparar nossos alunos para o vestibular, mas nosso trabalho não se limita a isso. Trabalhamos muito a formação, a sensibilidade, o respeito ao próximo, para que cada um deles possa entender as dificuldades dos outros. Em tempos de intolerância, queremos que eles possam entender que as pessoas são diferentes e merecem todo o respeito", diz.

A implantadora do Projeto Vida, professora Marta Santos Souza, comenta o início de tudo.

"Esse projeto começou há 11 anos e era chamado de Projeto Saúde. O objetivo era orientar os alunos e possibilitar o contato deles com as diversas profissões. Com o passar do tempo, percebemos que só isso era muito pouco e que a solidariedade era um elemento muito importante. Dessa forma, mostramos que um simples gesto pode levar muito carinho e atenção aos que precisam. Não há troca de nota, nenhuma obrigatoriedade, os alunos dispostos simplesmente se inscrevem e participam", afirma.

Sobre a emoção de conquistar o prêmio, Marta afirma que se trata de um reconhecimento do trabalho desenvolvido.

"O prêmio foi uma forma de reconhecimento de que a educação vai além das apostilas e dos muros do Colégio. O preparo para o vestibular é muito importante, mas o mais importante é poder preparar nossos alunos para a vida, com muita vivência. Esperamos que o prêmio possa estimular cada vez mais e que venham muitos outros", conclui.

Confira as fotos:

Confira o vídeo:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos