Colégio Ressurreição Santa Maria de Assis faz bênção aos animais no Dia de São Francisco
Diversos pais e alunos participaram da cerimônia
Terça-feira, 4 de outubro, aconteceu um dia de bênção dos animais no Colégio Ressurreição Santa Maria, em Assis. Aproximadamente 300 alunos no período da manhã e 100 à tarde participaram do evento que celebra a data do Padroeiro do Município, São Francisco de Assis, que é reconhecido principalmente por ser o Santo dos animais e da ecologia.
A cerimônia de bênção dos animais é uma iniciativa da Irmã Maria Cleonice Xavier do Nascimento, que está em Assis há quatro anos, e desde que chegou ao Colégio idealiza o evento.
"Em outros colégios já realizava o evento. Em Assis, a comunidade escolar, que abrange os pais, alunos, direção, professores e freiras, receberam muito bem a iniciativa", disse a Irmã Maria Cleonice.
Os pais que acompanharam os filhos levaram vários animais, como cães, roedores, aves, entre outros.
"É muito bacana, a escola busca interação, trouxe os meus filhos à Escola e as minhas cachorras Guita e Latia para a bênção", conta Dirceu Bertoluccini", de 49 anos.
A aluna do 7° ano, Rafaela Abud Meyer, trouxe um cachorro Shitsu para a cerimônia e afirma que ficou muito contente por conhecer os animais dos seus amigos. A sua mãe, por sua vez, Lyliana Abud, acredita que a bênção dos animais incentiva a religiosidade das crianças e o amor ao próximo.
Para a Irmã Luciana Tochetin, coordenadora local das Irmãs do Colégio Ressurreição Santa Maria, o evento é uma homenagem a São Francisco de Assis, conhecido também como Santo da Paz. "Pelo fato da nossa escola ser uma instituição religiosa, acredito que a paz esteja sendo celebrada, de modo que o Papa Francisco afirma que devemos cuidar da Casa Comum, o nosso planeta, ou seja, todo o cuidado da ecologia já é o amor e o respeito ao próximo", ressalta.
A assistente de direção do Colégio, por sua vez, Elizabeth Elias Nicolau de Carvalho, enfatiza que o evento é o respeito que a escola ensina ao próximo desde os anos iniciais da educação.
"Acredito que ensinamos o respeito ao próximo, aos animais, às diferenças. Os alunos estão escrevendo sobre este tema, que ao final do ano serão reunidos em um livro. O respeito aos animais será lembrado. Por fim, considero a cooperação dos pais, professores, das irmãs, em especial as irmãs Ideni e Idalina, para o aprendizado dos nossos alunos, e com certeza a cerimônia de hoje faz parte dos ensinamentos", diz Elizabeth.
Por fim, o Padre da Capela São Francisco de Assis, Carlos Augusto Martins Júnior, mais conhecido como Padre Juninho, que também é Capelão do Colégio, deu as bênçãos aos animais e relata que as principais intenções do evento são o respeito à natureza, ao planeta e ao ser humano.