Centea referencia Setembro Amarelo com palestra sobre 'A finalidade da Vida'
A palestra foi ministrada para alunos do curso de Técnico de Enfermagem e foi ministrada pela psicóloga Luciana Gouvêa
Em referência ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Centro Técnico Atual de Assis (Centea) promoveu aos seus alunos uma palestra com o tema 'A Finalidade da Vida', ministrada pela psicóloga Luciana Ferrari Gouvêa. O evento ocorreu no dia 16 e envolveu cerca de 60 alunos do curso Técnico em Enfermagem.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos. Para a psicóloga, falar sobre o tema é extremamente importante, pois a melhor forma de prevenção ainda é o diálogo, a conversa, a comunicação, o acolhimento a essas pessoas e, acima de tudo, o respeito e a desmistificação do tema, para que possa oferecer cuidados e uma escuta livre de críticas e preconceitos, além de procurar uma ajuda profissional qualificada.
Ainda, segundo ela, os números são alarmantes e o tema é hoje um grande problema de saúde. No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa morre vítima do suicídio. São, em média, 32 mortes por dia. No mundo, essa média atinge uma morte a cada 40 segundos. Esses números apontam um grave problema de Saúde Pública, já que a taxa de mortes por suicídio é superior à taxa de mortes por AIDS ou pela maioria dos tipos de câncer. Por esse motivo, enfatiza-se a importância das áreas de Saúde estarem envolvidas e comprometidas com o tema e neste sentido foi mobilizado o curso de Técnico em Enfermagem do Centea.
As vítimas de ideias suicidas são acometidas por um grande sofrimento uma vez que estas são causadas por sentimentos conflituosos em conjunto com a vergonha de pedir ajuda a amigos e familiares.
Setembro Amarelo - A campanha existe desde 2014, em alusão ao dia 10 Setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e vem alertar toda a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
Mais esclarecimentos sobre o tema podem ser obtidos com a psicóloga Luciana Ferrari Gouvêa (CRP 06/120708), por meio do telefone: (18) 98155-9710 ou pelo email: [email protected].
Luciana Ferrari Gouvêa é graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis, com ênfases nas áreas clínicas e escolar. Concluiu Programa de Aprimoramento Profissional em Saúde Mental e Saúde Pública pela FUNDAP (Fundação do Desenvolvimento Administrativo) e pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde de Marília). É psicóloga clínica na cidade, atendendo individualmente ou em grupos.