"Carolina Burali" Alunos do "Carolina Burali" são preparados desde cedo para provas como o ENEM
Língua Portuguesa é valorizada no desenvolvimento dos estudantes
A capacidade de comunicação, seja ela por domínio da linguagem falada, escrita ou corporal, sempre traz consequências positivas. O profissional que sabe se comunicar sempre se diferencia.
Quem domina a norma culta da língua e é apto a escrever e falar corretamente está sempre à frente, diferencia-se da maioria que incorre em erros banais. Saber escrever bem é transmitir ideias consistentes com a agilidade que os meios de hoje impõem. Saber escrever bem é ser um artista das palavras.
A falta de capacidade de escrever, falar e ler corretamente decorre, muitas vezes, da falta do hábito de ler, pois quem lê com frequência, escreve melhor, tem melhor raciocínio, melhor interpretação e organização de ideias A maioria dos julgamentos é baseada em impressões; se causamos uma boa impressão, conquistamos algo, adquirimos, agregamos. O investimento de agregar saberes, cultura e formação é altamente importante na vida de um aluno. Por este e tantos outros motivos é cada vez mais importante a visão de um professor de português em sala de aula.
Na E.E. Dona Carolina Francini Burali -PEI, a professora de Língua Portuguesa, da área de Linguagens e suas Tecnologias, Sandra Regina Souza de Souza, pensando em longo prazo, leva toda semana, em uma de suas aulas, seus alunos do 3º ano A, do Ensino Médio à Sala de Informática. Segundo ela, estar na sala de informática é uma, dentre as várias estratégias estabelecidas para tornar as aulas ainda mais interessantes. "Nesta aula, são selecionadas duas questões de vestibular e duas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com os conteúdos de gramática e literatura indicados previamente. Na aula seguinte, cada aluno providencia uma cópia das questões aos demais colegas da sala, neste dia então, rodam 40 questões diferentes, o que dá a oportunidade aos alunos de testar seus conhecimentos na área de linguagens", explicou.
Após os alunos responderem todas as questões, eles mesmos dão as devolutivas aos colegas e a professora faz as intervenções necessárias. Segundo Sandra, a aula se torna muito produtiva, os alunos fazem a atividade com maior seriedade e concentração, pois todos querem obter uma boa nota no Enem que se tornou uma porta de entrada para muitas instituições brasileiras públicas e privadas do Ensino Superior que utilizam o sistema para o preenchimento parcial ou total de vagas.
A professora Sandra também leciona nesta escola aulas para o Ensino Fundamental e um dos destaques foi a participação dos alunos na Olimpíada de Língua Portuguesa. "Os alunos se envolveram bastante nas atividades realizadas principalmente com o gênero poesia, pois é um tipo de texto que eles gostam muito. Para a produção, da poesia da Olimpíada que teve como tema: "O lugar onde vivo" eles ainda participaram de várias oficinas. Para este evento a escola foi selecionada na primeira fase municipal com o gênero poesia, da aluna do 6º ano A, Shophia Maria Schwarz", concluiu.