Buscar no site

Alunos do EJA de Cândido Mota visitam Museu do Café, em Botucatu

A visitação foi no sábado, 10

Redação AssisCity / Foto: Divulgação

  • 13/09/16
  • 07:00
  • Atualizado há 436 semanas

No sábado, 10, os alunos que frequentam o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Helena Pupim Albanez, em Cândido Mota, fizeram uma viagem ao Museu do Café, em Botucatu.

Os alunos foram acompanhados pelo professor da disciplina de História, Eduardo Rodrigues Oliveira, e de outros docentes. Além da visita ao Museu, os estudantes visitaram um serpentário que fica próximo ao espaço histórico. No final da tarde, o grupo visitou o Parque da Cachoeira da Marta, um dos pontos turísticos mais visitados do Município.

"A visitação foi muito importante para o meu aprendizado e dos alunos. Pudemos ver equipamentos, peças, livros, mobiliários e imagens que remetem ao desenvolvimento da cafeicultura paulista e nacional. Acredito que a visita extrapola o aprendizado em sala de aula. A visitação ao serpentário foi importante para que diminuísse um pouco o estereótipo de que as serpentes sejam agressivas; percebemos toda a importância no ecossistema, como a extração do veneno. Por fim, a cachoeira fechou o passeio com chave de ouro", conta Eduardo.

A sede do Museu do Café é na Fazenda Lageado, que foi formada no processo de expansão da cafeicultura no Centro-Oeste Paulista, no século XIX. De 1934 a 1970, abrigou a primeira Estação Experimental de Café do País, encarregada do desenvolvimento de pesquisas e experimentos técnico-científicos na área da cafeicultura e visando à diversificação da produção agrícola em áreas de antigos cafezais.

"Agradeço aos meus alunos e companheiros de trabalho pela viagem ao Museu, com certeza foi muito enriquecedor", reconhece o professor.

Confira as fotos:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos