Alunos de Medicina da FEMA promovem ação junto às crianças
Atividades integram parceria da Faculdade com a Saúde Municipal
Em outubro, os alunos de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA desenvolveram uma série de atividades para lembrar o mês das crianças. As ações ocorreram em unidades da Estratégia Saúde da Família.
A primeira delas movimentou a Escola Alides Celeste Razaboni Carpentieri, no Jardim Paraná. Os estudantes de Medicina da ESF Progresso, atendendo ao pedido da diretoria da unidade de ensino, promoveram um trabalho voltado à reciclagem.
O grupo organizou uma gincana como estratégia pedagógica para atrair a atenção das crianças de 5 a 11 anos.
"Falamos sobre lixo, o impacto que ele tem na natureza e a importância da reciclagem. Depois, espalhamos o lixo pelo pátio e pedimos para fazer o descarte. Tudo foi colocado no local certo rapidamente", explica a aluna Luiza Carla Leandro.
Além de ressaltar a importância da coletiva seletiva, o objetivo é fazer com que as crianças compartilhem com seus pais o tema.
"Notamos que a maioria das pessoas do bairro faz o descarte incorreto. Ao receberem as dicas, as informações, as crianças passam a mensagem para os familiares", salienta.
Outra ação também envolvendo crianças aconteceu na Academia da Saúde, na Vila Progresso, e foi desenvolvida pela equipe da ESF Vitória.
"Fizemos uma recreação com as crianças e ainda trabalhos de conscientização sobre escovação dos dentes, alimentação saudável", conta o estudante Marcelo Benvegnú.
Os alunos que atuam nas ESFs Progresso e Vitória são acompanhados por preceptores e supervisionados pela professora Paula Fernandes Chadi, na parceria entre a Medicina da FEMA e o Sistema de Saúde de Assis. Outras turmas do curso estão espalhadas nas unidades Bela Vista, Cohab, Colinas, Eldorado, Jardim Três Américas, Parque Universitário, Prudenciana e Vila Cláudia.
A Estratégia Saúde da Família é uma evolução do Programa Saúde da Família, implantado pelo Ministério da Saúde em 1994. Em Assis, o projeto teve início em 1995. A ESF é composta por um médico generalista, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários e os estudantes de Medicina da FEMA.