Detran.SP autua e lacra cinco desmanches clandestinos em Rancharia
Um dos estabelecimentos também será indiciado por crime ambiental, já que não possuía autorização de funcionamento concedida pela Cetesb
Assessoria Detran
- 09/03/23
- 14:00
- Atualizado há 94 semanas
Em uma ação conjunta do Detran.SP, Polícia Militar, Polícia Civil e Prefeitura, foram fiscalizados hoje oito desmanches em Rancharia, região de Presidente Prudente. Desse total, cinco foram autuados. O objetivo da ação foi fiscalizar os estabelecimentos visando coibir roubos e furtos de veículos na cidade.
Um dos desmanches autuados será indiciado também por crime ambiental, por não ter autorização de funcionamento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O estabelecimento será multado pelo departamento de trânsito e pela Cetesb e permanecerá lacrado até o encerramento do processo legal.
Os outros quatro foram lacrados por comercializarem peças automotivas irregularmente, já que não estavam credenciados junto ao Detran.SP. Os desmanches também foram autuados pela Prefeitura de Rancharia por não possuírem alvará de funcionamento. Os alvos da fiscalização foram identificados pela Polícia Civil de Rancharia. Para poderem voltar a funcionar, os quatro desmanches lacrados precisarão se credenciar junto ao órgão, passando então pelo processo de regularização de suas atividades.
O Detran.SP reforça a importância de o cidadão realizar a consulta dos estabelecimentos credenciados no portal do Departamento de Trânsito antes de efetuar qualquer serviço. A busca pode ser feita em detran.sp.gov.br na aba de "Credenciados". Caso a empresa não seja encontrada durante a pesquisa, o procedimento não deve ser realizado no local. Além disso, é de suma importância exigir sempre a nota fiscal do serviço que foi realizado.
Peças de sangue
Importante ressaltar que os desmanches clandestinos e irregulares, muitas vezes, acabam por oferecer à população as chamadas "peças de sangue", porque suas atividades, em geral, são alimentadas pelos produtos de outros crimes, como roubo de veículos, desvios de cargas, latrocínio, corrupção e lesões à sociedade.
Trabalho contínuo
Seguindo as determinações do Governo do Estado de São Paulo, as fiscalizações do Detran.SP e das Polícias em relação aos desmanches será permanente e em todas as regiões do Estado. O foco está na fiscalização conjunta a desmontes e desmanches, para o combate aos estabelecimentos clandestinos e também checagem das condições e atividades dos credenciados junto ao Detran.SP.