Secretaria de Cultura abre conversas com escolas de samba e blocos de rua para Carnaval 2025
Segundo a pasta, reuniões com os representantes estão sendo promovidas para tratar sobre apoio e logística para as festividades; o Carnaval 2025 será entre 1º e 4 de março
Na última semana, a Secretaria Municipal de Cultura deu início às tratativas com representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos de Assis para a organização do Carnaval de 2025. O evento, que ocorrerá entre os dias 1º e 4 de março, terá festividades de rua na cidade, com apoio da prefeitura.
Em entrevista ao Portal AssisCity, o secretário de Cultura, Paulo Machado, destacou a importância do carnaval para o fortalecimento da identidade cultural da cidade. "Estamos iniciando um diálogo aberto e construtivo com os representantes das escolas de samba e dos blocos carnavalescos da nossa cidade, com uma novidade empolgante: a retomada da cultura de carnaval de rua em parceria com a prefeitura. Reconhecemos a importância cultural e social do carnaval para a nossa cidade e estamos empenhados em revitalizar essa tradição", afirmou.
Machado também ressaltou o compromisso da pasta com a transparência e o equilíbrio entre responsabilidade fiscal e incentivo à cultura. "Considerando que o evento está próximo e que estamos em processo de organização orçamentária, é necessário avaliar cuidadosamente a viabilidade e o tamanho do apoio. Queremos que o carnaval de rua seja novamente uma celebração vibrante e inclusiva, fortalecendo o patrimônio cultural da nossa cidade", concluiu.
Conforme apurou a nossa reportagem, a SMC está em fase de organização de reuniões com as escolas de samba e os blocos para detalhar as etapas do planejamento, com alguns representantes do setor já tendo sido contatados pela pasta nesta última semana. Segundo o secretário, o objetivo é alinhar as demandas e garantir que a população tenha acesso a um evento seguro e bem estruturado.
A cidade de Assis conta atualmente com duas escolas de samba ativas: a Unidos da Vila Operária e a União da Glória, que devem desfilar neste ano. Sobre os blocos, o secretário explicou que o diálogo ainda está em andamento. "Nossa conversa com os blocos vai ser agora, ainda essa semana. Até agora, falamos com um bloco e sabemos que dois estão inativos. Nos últimos carnavais, havia pelo menos cinco blocos ativos na cidade, mas muitos não continuaram suas atividades", comentou.
"Precisamos avaliar se será possível contar com os blocos ou se o evento será realizado apenas com as escolas de samba. Nossa intenção é reativar esses blocos, mas estamos em fase inicial de diálogo e, por isso, ainda não conseguimos confirmar quantos participarão. Estamos ainda nesse diálogo. Mas, das escolas, seriam as duas: da Vila Operária e da Vila Glória", finalizou Machado.
Um novo lugar para o desfile
Em suas redes sociais, o vereador e membro ativo da V.O, Reinaldo Nunes (PT), conhecido como Português, sugeriu o espaço André Francisco de Assis, localizado atrás do camelódromo, como alternativa para a realização do desfile de Carnaval. A proposta foi apresentada durante uma reunião com a Secretaria Municipal de Cultura.
"Por ser um local com alambrados, será mais fácil garantir a segurança tanto dos integrantes das escolas de samba quanto do público", destacou o vereador, mencionando também a infraestrutura básica do local, que inclui espaço para banheiros químicos e a possibilidade de montagem de arquibancadas.
Ao Portal AssisCity, a Secretaria de Cultura informou que está avaliando diferentes possibilidades para a realização do evento, levando em consideração aspectos como segurança, acessibilidade e custos.