Guerino Seiscento assume linhas da AVOA em caráter emergencial na região
Operação começa na próxima segunda-feira, 20, garantindo continuidade do transporte público
Redação AssisCity
- 15/01/25
- 14:00
- Atualizado há 2 horas
A empresa Guerino Seiscento assumirá, em caráter emergencial, as linhas de transporte público entregues pela Auto Viação Ourinhos Assis (AVOA) na região de Assis. A operação terá início na próxima segunda-feira, 20 de janeiro, após a AVOA encerrar os serviços neste sábado, 18.
As linhas afetadas são: Assis x Cândido Mota, Assis x Tarumã, Assis x Florínea e Assis x Cruzália. A decisão da AVOA foi comunicada à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e às prefeituras locais nesta terça-feira, 14. Segundo Luciano Carvalho, diretor da AVOA, a paralisação se deve à inviabilidade econômica. "Os passageiros transportados não cobrem os custos e os investimentos necessários para a continuidade dos serviços", explicou.
Transição emergencial
Em entrevista ao Portal AssisCity, Aline Quilles, representante do Departamento Jurídico da Guerino Seiscento, confirmou a responsabilidade da empresa sobre as novas linhas. "A ARTESP requisitou os serviços da Guerino Seiscento para atender essas linhas entregues de forma emergencial. Estamos empreendendo todos os esforços para iniciar as operações já na próxima segunda-feira, 20 de janeiro", afirmou.
Aline destacou que a solicitação da ARTESP ocorreu devido à experiência da Guerino Seiscento em situações semelhantes. No ano passado, a empresa assumiu as linhas Assis x Palmital x Ourinhos, também entregues pela AVOA, após um chamamento público. "Por conta dessa sinergia e dos itinerários, a ARTESP requisitou a Guerino Seiscento de imediato, para evitar que a população fique sem transporte público", explicou.
A Guerino Seiscento planeja operar as linhas com ônibus modernos, equipados com ar-condicionado, carregadores de celular e elevadores para pessoas com deficiência. Desde que assumiu outras linhas no estado, a empresa tem recebido elogios pela qualidade do serviço prestado.
Quanto aos preços das passagens, Aline informou que o valor será fixado pela ARTESP, conforme tabela congelada. "Ainda estamos acertando os detalhes, mas a população pode ficar tranquila. Os preços são definidos pela ARTESP seguindo uma tabela congelada. Estamos aqui para garantir um transporte público de qualidade e sem interrupções", garantiu.
A diretoria da Guerino Seiscento reforçou o compromisso com a continuidade do serviço. "Apesar de termos sido pegos de surpresa, nossa equipe está preparada para atender a região com dedicação e responsabilidade", declarou.
Movimentação dos prefeitos da região
Nesta terça-feira, 14 de janeiro, após serem comunicados de última hora sobre o encerramento das atividades da AVOA, os prefeitos de Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Pedrinhas Paulista e Tarumã e o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) se mobilizaram em busca de um plano emergencial para não deixar os trabalhadores sem transporte coletivo.