Rammert: 95 anos (e muitos ainda por vir) ajudando a construir Assis
Há quase 100 anos, Robert Rammert e sua esposa, por aqui desembarcaram, deixando para trás um cenário de pós-guerra em sua terra natal, a Alemanha
Por Fernando de Freitas Nascimento
- 16/06/23
- 14:00
- Atualizado há 78 semanas
104/118
Gostamos de contar, em nosso especial em comemoração aos 118 anos de Assis, narrativas inspiradoras de nossa cidade. De gente que lutou e conseguiu construir um legado de trabalho, dedicação e, é claro, amor à sua família e amor por Assis. Afinal, muito do que acontece de bom por aqui, é tema para uma boa história de amor. Assim como a Rammert.
Há quase 100 anos, Robert Rammert e sua esposa, por aqui desembarcaram, deixando para trás um cenário de pós-guerra em sua terra natal, a Alemanha. O Brasil era um dos destinos mais buscado para recomeços e a região de Assis abrigou inúmeros imigrantes, como já falamos em capítulos anteriores.
No ano de 1928, o sr. Robert fundou uma das mais antigas empresas de Assis, que levava seu nome e começou com uma loja e uma indústria, que fabricava carroças, muito utilizadas para transporte de madeira. Ele, mesmo sem conhecer a língua portuguesa, foi o primeiro torneiro mecânico da região. A adaptação, porém, foi cheia de obstáculos, linguísticos e culturais, que foram, aos poucos, superados.
A esposa vinda da Alemanha faleceu em 1939. Naquele mesmo ano, ele casou-se com aquela que teria um papel comercial muito importante na empresa, que aos poucos se consolidava no mercado da cidade: D. Ana Pansner Rammert, imigrante iugoslava, moradora de Ourinhos.
A administração prezava demais pela competência e pela excelência em tudo o que fazia. O que, aliás, nunca deixou de acontecer; pelo contrário, aumentava a cada ano que se passava de atividade.
A Rammert literalmente ajudou a construir a cidade. Por isso escolhemos esse título para o texto de hoje.
Uma história que se confunde com a história de Assis, e que nos inspira a trabalharmos e nos esforçarmos, sabedores de que o resultado virá, pois boas sementes dão bons frutos. Não importa o tamanho do objetivo, a dedicação sempre será recompensada.
Esta é uma marca de Assis, e uma marca da Rammert. Há 95 anos.