Polícia Civil continua buscas para esclarecer morte de Matheus Valim
Homem foi transferido para uma penitenciária da região após ter sua prisão temporária decretada; Diligências continuam pela cidade
Redação AssisCity
- 18/12/24
- 12:00
- Atualizado há 23 horas
O principal suspeito pelo assassinato de Matheus Bernardo Valim, de 10 anos, foi transferido pela Polícia Civil para uma penitenciária na região. A prisão temporária do homem foi decretada após ele ajudar nas informações que levaram à localização de partes do corpo do menino, encontrado em avançado estado de decomposição às margens de um córrego no Parque Buracão, entre o Tênis Clube e o Estádio Municipal Antônio Viana da Silva (Tonicão), em Assis.
Conforme noticiado pelo Portal AssisCity, imagens de câmeras de monitoramento capturaram o suspeito, que é vizinho da família de Matheus, pedalando ao lado do menino no dia de seu desaparecimento. Durante o interrogatório, o homem detalhou o local onde o corpo foi descartado, o que levou as autoridades a intensificarem as buscas.
Como o corpo foi encontrado
Por volta das 14h de terça-feira, equipes da Polícia Civil, com o apoio de policiais militares e cães farejadores do Canil da PM, localizaram o tórax e peças de roupa do menino próximo ao córrego. As roupas foram reconhecidas por familiares. A Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia e recolher o material, que foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame necroscópico.
Ainda na terça-feira, buscas foram realizadas no quintal da casa do suspeito, localizada em frente à residência da família de Matheus. Policiais militares utilizaram enxadas para tentar localizar outras partes do corpo ou evidências que pudessem esclarecer o crime, mas nada foi encontrado.
Proteção à família e investigações em andamento
Após a localização do corpo, a mãe de Matheus, Andressa Valim, foi levada à delegacia para reconhecer as roupas do filho. O delegado responsável pelo caso, Dr. Tiago Bergamo, destacou que a integridade física de Andressa foi priorizada durante todo o processo, devido à comoção gerada pelo crime. "Ela só veio aqui para fins de reconhecimento. Me preocupei com a integridade física dela e tivemos que acionar um plano de contingência", afirmou ao Portal AssisCity.
Dr. Tiago Bergamo também desmentiu rumores de que a mãe de Matheus teria qualquer envolvimento no desaparecimento ou na morte da criança. As investigações continuam nesta quarta-feira, 18, com o objetivo de localizar as partes faltantes do corpo e esclarecer todas as circunstâncias do crime.
Próximos passos
O crime gerou grande revolta em Assis, e populares tentaram depredar a residência do suspeito após a prisão. A Polícia Militar precisou cercar o imóvel para evitar atos de vandalismo e linchamento público.
O corpo de Matheus será sepultado no Cemitério Municipal de Assis. Até o momento não haverá velório, devido às condições em que o corpo foi encontrado.
Uma coletiva de imprensa que seria realizada na manhã desta quarta-feira, dia 18 foi adiada para às 16h, na Central de Polícia Judiciária devido a diligências que a polícia civil continua fazendo e empenhada no caso. As investigações seguem em andamento para esclarecer este crime que abalou a cidade e toda a região.