Buscar no site

Prefeitura e Sabesp alertam para economia de água em Assis

Devido à escassez de chuvas nos últimos meses, a represa de captação de água na região encontra-se abaixo dos níveis normais

Assessoria de Comunicação

  • 08/02/24
  • 15:00
  • Atualizado há 2 semanas

Na tarde da última quarta-feira, dia 07, o superintendente regional da SABESP, Augusto César Marques Leme, juntamente com o gerente de Divisão Regional, José Ronaldo Piotto, esteve no Gabinete do Prefeito de Assis, José Fernandes. O motivo da visita foi comunicar ao prefeito que a represa de captação de água na região está abaixo dos níveis normais. Em resposta a essa situação, um alerta foi emitido à população para que economize água e evite o desabastecimento.

A SABESP orienta os moradores de Assis sobre o uso consciente da água devido ao período de estiagem. O superintendente alertou que os índices pluviométricos estão significativamente abaixo do esperado para esta época do ano, resultando na redução do nível da barragem na captação do Cervo. Como resposta a essa emergência, a Sabesp realizará uma operação de captação emergencial no córrego do Cervo.

Reprodução/Departamento de Comunicação - José Ronaldo Piotto, gerente regional da Sabesp, Augusto César Marques Leme, superintendente regional e o prefeito José Fernandes - Foto: Reprodução/Departamento de Comunicação
José Ronaldo Piotto, gerente regional da Sabesp, Augusto César Marques Leme, superintendente regional e o prefeito José Fernandes - Foto: Reprodução/Departamento de Comunicação

José Ronaldo Piotto, gerente da Divisão Regional, explica que os equipamentos necessários para a realização da captação emergencial estão sendo montados. A previsão é que, já na próxima semana, após o carnaval, eles estejam em plena operação.

O prefeito José Fernandes reforça a importância da participação da população nesse momento crítico, solicitando que evitem desperdícios. "Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, já fazem uma grande diferença", ressalta o prefeito.

As medidas emergenciais adotadas pela Sabesp e pela Prefeitura, juntamente com o uso racional da água pela população, são ações fundamentais para garantir o abastecimento até que as chuvas voltem a ocorrer em volume suficiente para a reposição dos estoques de água.

Reprodução/Imagens Cedidas - Barragem na captação da Água do Cervo - Foto: Reprodução/Departamento de Comunicação
Barragem na captação da Água do Cervo - Foto: Reprodução/Departamento de Comunicação

A população de Assis também é incentivada a adotar práticas mais conscientes no uso da água. Algumas dicas incluem o uso de vassoura e balde para lavar áreas como garagem e corredores, evitando o uso de mangueiras. Além disso, é recomendado não dar descarga à toa, não utilizar o sanitário como lixeira e não utilizar água corrente para descongelar alimentos. A atenção a possíveis vazamentos também é crucial, pois podem passar despercebidos e contribuir significativamente para o desperdício de água.

Para saber mais, clique aqui.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos