Buscar no site

Verão começa no Brasil com previsão de temperaturas elevadas e chuvas irregulares

Estação mais quente do ano teve início às 6h30 da manhã deste sábado, 21, e se estenderá até março de 2025

Redação AssisCity

  • 21/12/24
  • 09:00
  • Atualizado há 4 horas

Neste sábado, 21 de dezembro, às 6h30 (horário de Brasília), teve início o Verão, estação que se estenderá até o final de março de 2025. Conhecida como a época mais quente do ano em praticamente todo o território nacional, o Verão é marcado por dias de calor intenso e chuvas frequentes, que muitas vezes ocorrem de forma rápida e intensa.

Portal AssisCity - Em Assis, o tempo amanhaceu nublado neste sábado - FOTO: Portal AssisCity
Em Assis, o tempo amanhaceu nublado neste sábado - FOTO: Portal AssisCity

Após um Verão 2023/2024 atípico, influenciado pelo fenômeno El Niño, o clima deste ano promete ser menos extremo, segundo especialistas. O professor de Geografia Thiago Hernandes, que leciona na Etec, Fatec e escolas privadas, explica que este período do ano é crucial para o equilíbrio hídrico e agrícola. "Chuvas volumosas são essenciais para o reabastecimento de reservatórios, rios e aquíferos, além de serem benéficas para a agropecuária", afirma.

Previsões para o Sudeste e Oeste Paulista

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região Sudeste deverá registrar chuvas ligeiramente abaixo da média histórica, mas sem alterações significativas. Já no Oeste Paulista, região que abrange o Médio Vale do Paranapanema, a agência UNOESTE CLIMA projeta um Verão com precipitações dentro da média e temperaturas um pouco acima do normal, variando de 0,5°C a 1°C acima do esperado.

Cuidados com os temporais

O professor Hernandes destaca a ocorrência das chamadas "chuvas de manga" ou chuvas convectivas, comuns nessa época do ano. Esses fenômenos, embora rápidos, podem causar grandes transtornos, como alagamentos e descargas elétricas. "É fundamental que a população evite se expor a ambientes abertos durante esses eventos, devido aos riscos. Além disso, os poderes públicos precisam atuar de forma preventiva e eficiente nas intervenções necessárias para minimizar os impactos dessas ocorrências", alerta Hernandes.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos