Buscar no site

ELEIÇÕES 2024: Quinteiro afirma que "se a eleição fosse hoje, pelas nossas pesquisas, eu seria o eleito"

Série de entrevistas do Portal AssisCity em parceria com a Rádio Difusora está sendo transmitida ao vivo pelo Youtube

Redação AssisCity

  • 28/08/24
  • 16:00
  • Atualizado há 4 semanas

O delegado aposentado e professor universitário Fernando Quinteiro, 65 anos, do Partido Social Democrático (PSD) vai para sua terceira tentativa consecutiva de se tornar prefeito de Assis nas Eleições 2024. Agora, ao lado da sua candidata a vice-prefeita a experiente médica Débora Baraldo, 49 anos, formada em medicina em 1998 e que atua na rede particular e pública no Hospital Regional de Assis há duas décadas.

Portal AssisCity - ELEIÇÕES 2024: Quinteiro afirma que
ELEIÇÕES 2024: Quinteiro afirma que "se a eleição fosse hoje, pelas nossas pesquisas, eu seria o eleito" - FOTO: Portal AssisCity

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Durante a entrevista, Fernando Quinteiro destacou a sua trajetória na política. Em sua primeira candidatura, há oito anos, Quinteiro recebeu quase 11 mil votos. Posteriormente, quando concorreu ao cargo de Deputado Federal, obteve 31 mil votos no total, ficando como primeiro suplente. "Na cidade de Assis, conquistei 20 mil votos. Na minha primeira eleição para prefeito, fiz quase 11 mil votos, e na última, fiquei em segundo lugar com 15.600 votos. Não perco votos; venho ampliando minha margem", destacou o candidato. Ele também afirma que "se a eleição fosse hoje, pelas nossas pesquisas, eu seria o eleito", comentou Quinteiro.

PLANO DE GOVERNO

Fernando Quinteiro afirma que, se eleito, fará uma gestão exemplar em Assis. Ele destaca que a administração pública exige competência e articulação, e que sua experiência o qualifica para enfrentar os desafios da cidade. O foco será em atender às necessidades da população, independentemente de divisões políticas, buscando o melhor para Assis e considera que se estaria eleito se as eleições ocorressem hoje: "o futuro prefeito de Assis, que se fosse hoje a eleição seria eu o eleito pelas nossas pesquisas, terá muito trabalho pela frente e consequentemente a questão de gestão pública não é para qualquer um", afirma.

HOSPITAL REGIONAL

Fernando Quinteiro analisa a situação do Hospital Regional de Assis e que aponta que a união entre os prefeitos da região, que também dependem da unidade hospitalar, pode ser um diferencial para pleitear melhorias junto ao governador: "Que vergonha que está o nosso Hospital Regional, que quando inaugurou tinha uma capacidade de 900 colaboradores. Hoje não tem 450, é mal gerido e consequentemente abandonado pelo Estado. Você acha que o prefeito de Assis não tem força para chegar no Governador juntamente com todos os prefeitos aqui da região? Falar que nós queremos revitalizar, e nós temos forças para isso, basta querer arregaçar as mangas e efetivamente ir atrás disso. O Prefeito não pode ficar parado na sua cidade. Ele tem que ter uma boa equipe técnica e desenvolver políticas", comenta.

MOBILIDADE URBANA

Segundo Quinteiro "existe um problema seríssimo de mobilidade urbana em Assis" e a população que mais necessita dos ônibus enfrenta falta de transporte adequado, com horários insuficientes e irregulares. O candidato critica a atual situação, onde os moradores de bairros distantes ficam isolados por não poderem arcar com transporte particular, como aplicativos e propõe o retorno de um sistema de transporte público eficiente, com ônibus circulando de hora em hora durante o dia.

Sem especificar valores de investimento ou de tarifas, Quinteiro sugere que a prefeitura realize licitação e subsidie o transporte, possibilitando que as pessoas paguem uma tarifa justa, mas tenham acesso garantido ao serviço, evitando o isolamento dos bairros. Caso eleito, planeja aplicar o planejamento de maneira imediata: "tem empresas interessadas e certamente vai ter que ser subsidiado pela prefeitura. Então vai ser cobrada sobre viagem, e a população que está nos ouvindo agora muitos nos falam "eu queria até pagar uma parte, mas eu queria ter o ônibus", comenta.

SEGURANÇA PÚBLICA

Sem citar a atual Central de Monitoramento de Assis "Assis ao vivo", inaugurada em abril de 2023, Quinteiro destaca a importância do monitoramento por câmeras para a segurança pública, comparando Assis com outras cidades menores ou do mesmo tamanho, como Tarumã, Paraguaçu Paulista, e Ourinhos, que possuem esse tipo de monitoramento. Ele propõe que Assis deveria seguir esses exemplos para melhorar a segurança na cidade, mencionando casos de sucesso como Ribeirão Preto e Praia Grande, onde o monitoramento ajudou a reduzir a criminalidade e manter a ordem pública por identificar crimes e combatê-los em curto espaço de tempo: "é monitoramento 24 horas. É preciso ter uma pessoa acordada aqui 24 horas olhando para as câmeras enquanto a sociedade inteira está dormindo, mas a população está aqui sendo representada na sua segurança", comenta.

MODO DE GOVERNAR

Quinteiro comenta que, caso eleito, em seu primeiro ano de governo, vai trabalhar com o orçamento já aprovado pela Câmara para 2025, mas destaca que não pode esperar até janeiro para buscar recursos adicionais. Ele planeja ir a Brasília em outubro, antes mesmo de assumir o cargo, para garantir a captação de emendas parlamentares que serão distribuídas em novembro. Isso é necessário para que ele comece o mandato com recursos extras e esteja preparado para implementar seus projetos desde o início.

CULTURA E ESPORTES

Em 2017, por meio de lei proposta pelo atual prefeito José Fernandes e aprovada pela Câmara Municipal foi alterado o status de Autarquia Municipal de Esportes e de Fundação Assisense de Cultura (FAC) para Secretarias. O candidato propõe voltar ao que era antes e disse que vai transformar a atual Secretaria Municipal de Cultura em uma fundação, e a Secretaria de Esportes em uma autarquia, para garantir maior autonomia financeira. "Quando é uma autarquia ou uma Fundação existe autonomia financeira, aquele dinheiro está lá, tem que continuar lá e vai ser gasto para aquela atividade específica esportes ou cultura", comenta.

Dessa forma, segundo ele, os recursos seriam exclusivamente utilizados para promover atividades culturais e esportivas, aumentando a oferta de eventos e programas para a população. Essa mudança faz parte do plano de governo do candidato.

FEMA NA GESTÃO DA UPA

O candidato considera que a saúde pública em Assis enfrenta problemas e, se o modelo atual não está funcionando, ele considera necessário reavaliá-lo. Ele sugere uma análise técnica para decidir se a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) deve continuar gerindo a UPA. Seu objetivo é garantir que o atendimento seja de qualidade e humanizado, especialmente para as pessoas que dependem exclusivamente do sistema público de saúde: "Vamos estudar na transição o que que está dando certo e o que está dando de errado e vamos cumprir com essa aresta", comenta.

EXPANSÃO DE NOVOS BAIRROS

Sobre o crescimento do perímetro urbano assisense, Quinteiro considera que ao negociar com empresas que constroem novos bairros em Assis, é necessário exigir que elas não apenas construam casas, mas também ofereçam infraestrutura essencial, como creches, unidades de saúde e centros de convivência. Ele defende que esses serviços sejam garantidos por contrato, para atender às necessidades dos moradores desde o início. Esse planejamento visa garantir que os novos bairros sejam completos e ofereçam qualidade de vida, além de apenas habitação.

MENSAGEM FINAL

Em sua mensagem final, o candidato diz: "Aqueles que puderem apreciar o nosso número 55 no próximo dia 6 de outubro, nós agradecemos e não vamos decepcioná-los. Eu e a doutora Débora, estamos empenhados em trabalhar efetivamente para cuidar da população de Assis. Todo mundo precisa do poder público municipal, principalmente aqueles mais necessitados".

As eleições municipais ocorrem em todo o país no dia 06 de outubro desse ano.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias