Documentário "Arte ou Artesanato? - Memória de Geração em Geração" é exibido para diversos públicos
Documentário mergulha na rica tradição artesanal de Assis e região, explorando a importância do artesanato para a preservação da identidade e memória coletiva local
Assessoria de Comunicação
- 20/09/24
- 13:00
- Atualizado há 13 semanas
O Espassarin Artesanal e o Núcleo dos Saberes Artesanais, coletivos dedicados à preservação do artesanato em Assis, realizou no mês de agosto a exibição do filme "Arte ou Artesanato? - Memória de Geração em Geração".
O documentário, que mergulha na rica tradição artesanal de Assis e região, explorando a importância do artesanato para a preservação da identidade e memória coletiva local, foi exibido para diversos públicos gratuitamente, elevando a importância do tema para a cultura regional.
As exibições ocorreram no dia 13/08 no Museu de Arte Primitiva de Assis (MAPA); dia 14/08 no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS IV); na UNESP de Assis no dia 16/08 e ainda aconteceram três exibições na escola Coraly Julia, no dia 19/08, para alunos do 5º ano.
"Arte ou Artesanato?"
A narrativa desafia o público a refletir sobre a evolução dos conceitos de arte e artesanato, destacando como o artesanato, que antes simbolizava a essência cultural e identitária dos povos, foi colocado a uma posição de menor valor na sociedade moderna.
O filme questiona: "qual será o futuro do artesanato em um mundo que valoriza cada vez mais o mercado da arte em detrimento das técnicas manuais que outrora definiam culturas inteiras?"
A iniciativa foi contemplada no edital nº 01/2023 de chamamento público da Lei Paulo Gustavo de Assis - SP, em cumprimento à Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, e ao Decreto nº 11.525, de 11 de maio de 2023.
O produtor e diretor do documentário, Pedro Gomes Filho - professor, artesão e atuante na defesa da cultura - agradeceu a parceria de todos os envolvidos, desde os participantes do filme, à Secretaria Municipal de Cultura e aos espaços que abriram suas portas para as exibições.
Ele ainda salientou que o objetivo de incentivar a valorização e o reconhecimento da identidade territorial da região foi alcançado.