Coopermota comemora o Dia das Crianças na Ficar
As atividades serão realizadas no Espaço Cooperativo e no Palco Alternativo da feira, por meio de parceria da Coopermota e da Unimed, com o Sescoop
Uma programação com diversas atividades está prevista para ser realizada na Ficar, no dia 12 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças. A Coopermota, em parceria com a Unimed, realizará atividades direcionadas aos pequeninos no "Espaço Cooperativo", uma tenda localizada entre os estandes das duas cooperativas, logo no início do recinto da Ficar, no Parque Jorge Alves de Oliveira, em Assis.
Na programação estão incluídas ações de oficinas de contação de histórias em libras, adaptada para o público ouvinte, jogos cooperativos e a apresentação de teatro circense, intitulado "Água até o nariz". As atividades terão início às 14h30 e se estenderão até 21h, no Espaço Cooperativo, tendo o teatro circense programado para às 15h, no Palco Alternativo.
A contação de histórias no formato de libras terá duração de 20 minutos por oficina e visa atender tanto a população surda, quanto a comunidade em geral, apresentando a cultura surda para o público amplo de forma a sensibilizá-locom diversão sobre a importância da inclusão dos deficientes no cotidiano. Trata-se de uma iniciativa pertinente à ocasião de comemoração ao dia das crianças.
O presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel destaca que ainda há muitas barreiras no contato com os surdos e esta iniciativa, apoiada pelo Sescoop, em uma realização da Coopermota e da Unimed, tem o objetivo de estimular esta quebra de barreiras e impulsionar ações que incluam esta população na sociedade.
Já nos jogos cooperativistas serão realizadas brincadeiras com duração de 40 minutos, por intervenção. As iniciativas têm o objetivo de valorizar a ação coletiva das crianças, que serão estimuladas a esta iniciativa por meio da intermediação de instrutores vinculados ao Sescoop. As cooperativas parceiras farão parte direta nesta realização, atuando como fomentadoras da atividade.
Por volta das 15h, a Cia. O Curioso, de São Paulo, interpretará a peça "Água até o nariz", no palco alternativo da Ficar. Em uma mistura do teatro de palhaço e de animação, os atores Luana de Lucca, Verônica Gerchman e Yuri de Francco, trazem ao palco a história de uma anja, a palhaça Pepina, que ajuda os palhaços, Cacilda e Serafino, náufragos em uma ilha deserta, a voltarem para casa em segurança. Estes dois palhaços se configuram como personagens clássicos do teatro de clows, caracterizados como o "branco e o augusto". Neste tipo de interpretação, os dois personagens se equilibram entre a organização e a desordem e, na peça, são auxiliados por um terceiro personagem, a anja, que se envolve em diversas confusões para cumprir a missão a ela designada, baseada na proteção ao casal, após ser expulsa do céu.
A Coopermota convida seus cooperados e a população em geral para comemorar o Dia das Crianças nos seus espaços de atividades culturais que serão instalados na Ficar. "A Coopermota e a Unimed se uniram para presentear as crianças com estas atividades. Compareçam", convoca Fadel.