CIVAP inicia Diagnóstico Regional das Defesas Civis Municipais
Os municípios consorciados têm até o dia 17 de setembro para responder ao formulário do diagnóstico
Assessoria de Comunicação
- 11/09/24
- 11:00
- Atualizado há 14 semanas
Na última semana, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP deu início ao processo de mapeamento e diagnóstico da situação das Defesas Civis nos municípios consorciados. A iniciativa faz parte do Plano de Ação Regional de Riscos e Desastres, em elaboração pelo consórcio em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) do Ministério Público. A iniciativa foi apresentada na Reunião Técnica de Defesa Civil, realizada em agosto.
O objetivo principal do diagnóstico é conhecer, em detalhes, o estado atual das Defesas Civis municipais, permitindo a criação de um plano regional mais abrangente e eficaz para enfrentar riscos e desastres naturais. Essa ação é relevante diante da atual crise de incêndios no Estado de São Paulo.
Ida Franzoso de Souza, Diretora Executiva do CIVAP, ressaltou a importância da colaboração entre os municípios: "O CIVAP tem efetuado um trabalho contínuo junto aos gestores municipais de meio ambiente e defesa civil, e com a ajuda de todos, poderemos ter um plano de ação regional completo e efetivo para prever e agir em casos de emergência e desastres, como é o caso da situação atual de incêndios no Estado de São Paulo."
Os municípios consorciados têm até o dia 17 de setembro para responder ao formulário do diagnóstico, fornecendo o máximo de informações possíveis sobre suas estruturas e capacidades de resposta a emergências.