Buscar no site

Bombeiros de Assis e demais equipes são treinadas em simulado de explosão em caldeira

O método internacional Start, que faz triagem das vítimas para atendimento por ordem de necessidade, foi explicado aos participantes

Redação AssisCity/Fotos: Divulgação

  • 05/11/18
  • 08:00
  • Atualizado há 320 semanas

Um simulado com foco na prestação de socorro foi realizado na Usina Ibéria, em Borá, na tarde desta quarta-feira, 31. O simulado contou com cenários de incêndio, atendimento em espaço confinado, altura e múltiplas lesões, com pelo menos 20 vítimas na simulação.

O objetivo foi treinar as equipes de resgate nas mais diversas situações que possam ocorrer no ambiente de trabalho, em caso de acidentes de grandes proporções e como proceder com as vítimas e os procedimentos médicos.

Na ocasião, participaram do simulado organizado pelo PAME- Plano de Auxílio Mútuo de Emergência as empresas: Usinas Ibéria, Cocal, Zilor, Louis Dreyfus, Raízen de Maracaí, Paraguaçu e Tarumã, Nova América, Agroterenas, Grupo Viação Vacarias - Transportes, Concessionária de Rodovias Entrevias, SAMU, Corpo de Bombeiros de Assis e Paraguaçu, Polícia Militar, CIVAP, Unidade Básica do Município do Borá, Santa Casa de Paraguaçu Paulista, Hospital de Maracaí e Grupo São Francisco.

De acordo com o Tenente Pecoraro, do Corpo de Bombeiros de Assis, foi simulado o cenário de uma explosão em caldeira, contando ainda com Brigadistas, Bombeiros Civis, Bombeiros Militares, Enfermeiros, Socorristas, Condutores, Técnicos de Enfermagem, Técnicos em Segurança do Trabalho, Médicos do SAMU e colaboradores que simularam as vítimas.

Pecoraro explica ainda que cada ano o simulado explora um tema e que, no deste ano, foi usado o método internacional chamado Start.

"O método faz uma triagem quando o número de vítimas ultrapassa o regular, classificando as vítimas por ordem de necessidade, para realização dos atendimentos. O Corpo de Bombeiros de Assis vê com bons olhos a integração da PAME e vemos que realmente funciona, pois sempre que precisamos, pudemos contar com seu apoio nas ocorrências. Esse ano o tema foi explosão em caldeira, assunto muito importante, pois além de treinar, os brigadistas precisam entender o papel deles em ocorrências de grande porte", considerou.

Veja as imagens do treinamento:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos