Buscar no site

Federação Paulista admite que 2 pênaltis deveriam ter sido marcados a favor do VOCEM

Prejudicados por erros na arbitragem, Esquadrão tem que vencer o Monte Azul no domingo por uma vantagem de 2 gols para ficar com a classificação para as quartas-de-final da Copa Paulista

Redação AssisCity

  • 30/08/24
  • 11:00
  • Atualizado há 7 semanas

Nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, a Federação Paulista de Futebol (FPF) enviou uma resposta formal à diretoria do Vila Operária Clube Esporte Mariano (VOCEM) reconhecendo erros na arbitragem durante a partida entre o Esquadrão da Fé e o Monte Azul, válida pelo jogo de ida das Oitavas de Final da Copa Paulista 2024. O jogo, realizado no último domingo, dia 25 de agosto, terminou com a vitória do Monte Azul por 1 a 0, mas foi marcado por decisões controversas da arbitragem, que levaram o VOCEM a apresentar uma reclamação formal à Federação.

Paulo H Dias/Divulgação - Federação Paulista admite que 2 pênaltis deveriam ter sido marcados a favor do VOCEM - FOTO: Paulo H Dias/Divulgação
Federação Paulista admite que 2 pênaltis deveriam ter sido marcados a favor do VOCEM - FOTO: Paulo H Dias/Divulgação

Em resposta ao protesto do clube de Assis, a FPF admitiu que dois pênaltis claros a favor do VOCEM não foram marcados pelo árbitro Hermínio Henrique Kuhn Daldem. A análise dos lances, realizada a partir de vídeos fornecidos pelo clube, concluiu que o time de Assis foi prejudicado em duas ocasiões durante o jogo. O primeiro incidente ocorreu aos 14 minutos e 18 segundos do primeiro tempo, quando um defensor do Monte Azul derrubou imprudentemente um jogador do VOCEM dentro da área. Segundo o parecer da FPF, o árbitro deveria ter marcado a penalidade, sem necessidade de aplicação de cartão amarelo.

O segundo erro aconteceu em uma disputa de bola dentro da área, onde o atacante do Esquadrão foi claramente segurado pelo defensor adversário. De acordo com a Federação, a jogada foi de extrema dificuldade de definição para o árbitro, mas a análise das imagens revelou que o pênalti deveria ter sido marcado. Já o terceiro incidente, que envolvia um suposto empurrão dentro da área, não foi considerado pela FPF como passível de penalidade, devido à falta de clareza nas imagens.

Veja os lances:

O presidente do VOCEM, Lauro Valim, expressou sua frustração com a situação e criticou duramente a atuação da arbitragem. "Nós sabíamos que esse árbitro poderia causar problemas porque ele já havia prejudicado o nosso time em outras ocasiões. A Federação reconheceu os dois pênaltis claros que não foram marcados, e isso é inadmissível. Time pequeno tem pouca influência dentro da Federação, mas não vamos ficar calados." Valim também destacou o impacto financeiro das decisões equivocadas. "É um trabalho árduo, envolve dinheiro, envolve suor, e ver esse esforço ser jogado fora por causa de uma arbitragem tendenciosa é revoltante", finalizou.

Em nota, a diretoria do time mariano espera que a Federação Paulista de Futebol "não apenas reconheça os erros, mas também tome medidas concretas para melhorar a qualidade da arbitragem em futuras competições". O clube acredita que a transparência e a equidade no futebol devem ser prioridades, e que todos os times, independentemente de seu tamanho, merecem um tratamento justo.

VENCER OU VENCER

Com o resultado do primeiro jogo, o VOCEM agora precisa vencer o Monte Azul por dois gols de diferença no jogo da volta, que será realizado no próximo domingo, dia 1º de setembro, às 10h, para garantir a classificação direta para as quartas de final. Se vencer por apenas um gol de diferença, a decisão será levada para as penalidades máximas.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais