Historiador e ex-diretor da UNESP de Assis traduz livro sobre o Antigo Oriente
O livro abrange mais de 3.000 anos de história
O historiador e ex-diretor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Assis, Ivan Esperança Rocha, é o tradutor do livro: 'Antigo Oriente: história, sociedade e economia', do autor italiano Mario de Liverani.
A obra traduzida por Ivan abrange 3.000 anos de história, dos anos de 3.500 a 500 a.C., onde são compreendidas as civilizações sumérias, hititas, assírios, babilônios, judeus, fenícios, entre outros povos do Oriente, que são importantes para a sociedade contemporânea.
O tradutor da obra destaca que o livro apresenta uma nova perspectiva sobre o Oriente e que a principal contribuição é a tentativa de mostrar uma visão de conjunto nesse campo, de modo que se distancie de abordagens especificamente linguísticas. O intuito é eleger um ponto de vista histórico, não se eximindo de recortes cronológicos, temáticos e geográficos.
A existência de mapas, tabelas cronológicas e outras análises textuais são fundamentais para a leitura do livro e o leitor pode ter um contato direto com a variedade de fontes de pesquisas.
Rocha é professor doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, foi cofundador da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). É coordenador do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da UNESP (NEAM), campus de Assis. Atua na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval. De 2011 a 2015 foi diretor da UNESP de Assis.
Mais informações sobre a obra podem ser encontradas neste site.
Historiador da UNESP de Assis, Ivan Esperança Rocha, é tradutor do livro: 'Antigo Oriente: história, sociedade e economia', do autor italiano Mario de Liverani
'Antigo Oriente: história, sociedade e economia', do autor italiano Mario de Liverani