Buscar no site

Escolas de SP se preparam para aplicar provas da 1ª fase da Olimpíada de Matemática

Competição está marcada para terça-feira, dia 7, em todo o Brasil; ano passado, mais de 700 estudantes da rede estadual paulista conquistaram medalhas

Assessoria da Educação do Estado de São Paulo/Foto: Ilustrativa

  • 30/05/16
  • 18:00
  • Atualizado há 451 semanas

No próximo dia 7 de junho, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo participam da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os exames serão aplicados nas próprias unidades, previamente inscritas na competição. Neste ano, a organização recebeu mais de 17 milhões de inscrições de candidatos em todo o Brasil. A lista dos classificados para a segunda fase sairá em agosto.

Em 2015, a rede paulista conquistou 756 medalhas. O concurso tem o objetivo de estimular o conhecimento e revelar jovens talentos da disciplina. Na Secretaria da Educação, as Olimpíadas também contribuíram para a formação de clubinhos de Matemática e iniciação científica. No portal do projeto (obmep.org.br) é possível encontrar material didático, vídeos e provas das edições anteriores.

A OBMEP é dividida em duas fases. Nesta primeira etapa são 20 questões, diferenciadas por níveis (6º e 7º anos Fundamental; 8º e 9º anos Fundamental; e Ensino Médio). A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP. A parte 2 é discursiva e composta por seis questões.

Além da distribuição de bolsas de pesquisa aos estudantes vencedores, serão entregues às escolas 105 Kits esportivos e 405 Kits de material didático e 15 troféus. Já os professores receberão um tablet, um diploma e um CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM).

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos