Buscar no site

Enfermagem da FEMA capacita funcionários do Abrigo a Idosos

Treinamento incluiu cuidados no atendimento de urgência e emergência e sobre Alzheimer

Assessoria FEMA/Foto: Assessoria

  • 02/08/16
  • 16:00
  • Atualizado há 442 semanas

Estudantes e profissionais do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promoveram de maio a julho uma série de treinamentos especialmente elaborados para os funcionários da Associação de Abrigo a Idosos.

Em três encontros, foram trabalhados temas como reanimação em caso de paradas cardiorrespiratórias, primeiros cuidados, engasgamento, queimaduras e questões relacionadas à doença de Alzheimer.

A própria entidade fez contato com a coordenadora da graduação de Enfermagem, a professora Rosângela Gonçalves da Silva, e trouxe as situações vividas diariamente no atendimento ao idoso. Com isso, os integrantes da Liga do Trauma e os estagiários do 5º ano que atuam na Unidade Saúde da Família - Vitória organizaram as atividades.

Adriana Avanzi Marques Pinto, professora mestre, supervisionou a palestra junto aos estagiários sobre Alzheimer. "Nós oferecemos uma capacitação referente aos cuidados do portador de Alzheimer. O que é a doença, os principais sintomas e como lidar com isso diariamente".

Os funcionários, conta Avanzi, participaram ainda de uma dinâmica onde puderam "experenciar" a sensação de quem convive com a doença. "Fizemos um tour virtual para que eles observassem e sentissem alterações de visão, da perda da função motora, da sensibilidade e da audição. Isso é importante para saber o porquê de nem sempre o paciente colaborar com os cuidados".

A doença, mais comum em idosos acima dos 65 anos, é uma perda de funções cognitivas causada pela morte de células cerebrais. É possível conter o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, se detectada em estágio inicial.

"A prevenção basicamente é atividade física e trabalhar a memoria através de exercícios pra estimular a memória, ler jornais, fazer palavras cruzadas e atividades motoras", explica a professora Avanzi, que em 2015 esteve na Carolina do Norte, nos EUA, para participar de um curso de especialização em Alzheimer.

Fundada em 20 de julho de 1990, a Associação de Abrigo a Idosos atende cerca de 40 pessoas. O objetivo principal é oferecer assistência social assegurando ao residente uma boa qualidade de vida com infraestrutura na área de saúde, lazer e entretenimento.

A entidade não tem fins lucrativos, por isso a participação da sociedade é fundamental em setores como alimentação, higiene, vestuário.

A Associação de Abrigo a Idosos fica na rua Bonfim, 68, na Vila Progresso. Para mais informações e saber como colaborar, a instituição disponibiliza o telefone 3421-7475 e o e-mail [email protected].

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos