Buscar no site

Alunos dão show em evento de culminância das aulas de Protagonismo Juvenil

Os trabalhos deste semestre foram formatados em cima do tema "Prevenção e Combate à Dengue"

Divulgação/Foto: Divulgação

  • 02/06/16
  • 13:00
  • Atualizado há 451 semanas

Alunos e professores do Ensino Fundamental da E.E. Dona Carolina Francini Burali -PEI realizaram na última semana a culminância dos trabalhos realizados nas aulas de Protagonismo Juvenil. Sob a orientação do vice-diretor Antonio Beluco Neto, os trabalhos deste semestre foram formatados em cima do tema "Prevenção e Combate à Dengue".

Segundo o vice-diretor, o protagonismo juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É uma forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. É passar a mensagem da cidadania criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posição de centralidade.

"Este protagonismo trabalhado em sala de aula visa que o jovem participe como ator principal em ações que não dizem respeito apenas à sua vida privada, familiar e afetiva, mas uma orientação para que eles atuem em problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla, tudo colocado de maneira sequencial por ano/série. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade. Na raiz do protagonismo tem que haver uma opção livre do jovem, ele tem que participar na decisão se vai ou não fazer a ação. O jovem tem que participar do planejamento da ação. Depois tem que participar na execução da ação, na sua avaliação e na apropriação dos resultados, tudo isso de maneira autônoma.", explicou.

Alunos dos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental atuaram durante todo o semestre junto a seus professores no estudo sobre questões pertinentes ao combate e prevenção de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. A partir disso realizaram pesquisas, participaram de palestras, criaram textos, letras de rap, teatro de marionetes e ainda realizaram passeata nas ruas da cidade onde foram distribuídos panfletos informativos sobre o tema.

Na culminância dos trabalhos, houve a apresentação do resultado de todas essas aulas e ações que tiveram ainda uma importante parceria com a "GOU" Clínicas de Odontologia/Unidade de Assis, que tem um projeto paralelo que realiza nas escolas sobre o combate ao mosquito e promoveu um concurso de frases envolvendo todos os alunos da escola.

Na ocasião, a representante comercial Priscila Martins de Oliveira esteve presente e entregou à aluna Juliana Martins do 2º ano A, um tablet, pela frase vencedora. Para fechar com chave de ouro um vídeo sobre o projeto da escola foi enviado ao concurso do Ministério da Educação, "Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti", uma ação decorrente do "Pacto da Educação Brasileira contra o Zika", assinado em 4 de fevereiro de 2016. Tal Concurso visa promover ações de combate ao mosquito e suas consequências, principalmente o Zika. Assim, o produto final deste Concurso será vídeos que representem, de forma criativa e original, toda e qualquer forma de ação realizada pela escola a partir da Semana Nacional de Mobilização da Família e Comunidade Escolar pelo combate ao Aedes aegypti e ao Zika vírus.

Aproveitando o momento de congraçamento a presidente e vice-presidente do Grêmio Estudantil da Escola, Ana Júlia Maximiana e Eduarda Samanta Ferraz, alunas do 8º ano A, receberam oficialmente e em nome de toda a equipe, a moção de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal de Assis, assinadas pelo vereador Eduardo de Camargo Neto e pelo presidente da Casa, Edson de Souza.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos