Alunos da Léa Rosa entrevistam cidadãos sobre temas polêmicos
As entrevistas foram feitas nos dias 17 e 19 de maio na Avenida David Passarinho
Nos dias 17 e 19 de maio, os alunos dos 9º anos A e B da Escola Estadual Léa Rosa Melo Andreghetti, saíram de suas salas de aulas e foram realizar uma atividade extraclasse na Avenida David Passarinho. A atividade consistia em entrevistar pessoas das mais variadas faixas etárias, de diferentes graus de escolaridade e sexo, para saber a opinião da população sobre temas que geram polêmicas como a legalização do aborto, a redução da maioridade penal, o afastamento da presidente Dilma Roussef, o alto índice de gravidez na adolescência, a principal função da Escola Média, entre outros.
A atividade faz parte do conteúdo previsto no 9º ano, no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, que propõe como produto final a produção escrita de um artigo de opinião. O objetivo maior era fazer com que os alunos colhessem argumentos contra ou a favor para que depois pudessem escolher seus próprios argumentos despertando assim seu senso crítico e seu poder de argumentação.
Os temas foram escolhidos pelos próprios alunos em sala de aula sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Jane Fernanda de G. Garcia, e é uma das etapas do projeto que será realizado posteriormente com os estudantes, que prevê a elaboração de gráficos com material colhido e a escrita de artigos de opinião, em que os alunos se posicionarão se são contra ou a favor do tema que escolheram.
Os alunos tiveram total apoio da direção, vice-direção e coordenação para que tudo ocorresse bem e foram muito bem recebidos pelos comerciantes locais.