Buscar no site

Que é uma câmera PTZ?

  • 25/08/24
  • 09:00
  • Atualizado há 16 semanas

Um dos dispositivos mais utilizados nos dias de hoje são as câmeras de segurança ou vigilância, que têm se tornado praticamente essenciais para garantir a proteção em todas as empresas e residências.

Muito úteis para filmar pessoas ou bens, estes dispositivos não só gravam como permitem também armazenar imagens em ambientes externos ou internos, sendo muito útil para filmar pessoas ou bens. Há muitos tipos e modelos de câmeras de segurança que desempenham muito bem suas funções básicas de monitorar uma área específica, mas haverá sempre certos pontos cegos que não cobrem em sua configuração inicial uma lente de câmera.

Versatilidade e Controle Avançado para Segurança e Pro-AV

Aqui é onde entram em ação as câmeras PTZ . Uma câmera PTZ é uma câmera controlável que pode se mover em 3 eixos, indicada para ser usada principalmente para instalações fixas no mercado Pro-AV -conjunto de ferramentas que integram sistemas de áudio e vídeo de alta qualidade a fim de oferecer experiências visuais e auditivas superiores-, mas perfeitas também para soluções temporárias. A sigla PTZ significa Pan, Tilt e Zoom, onde Pan significa girar, Tilt é para mover a lente para cima e para baixo e Zoom para diminuir ou aumentar o zoom em uma parte da imagem que se está tentando capturar. Este tipo de câmeras de segurança são as mais versáteis disponíveis no mercado e super recomendadas para diferentes aplicações. Num piscar de olho se pode mudar a imagem de uma descrição geral da cena para um detalhe específico ou girar a visão remotamente para diferentes ângulos remotamente.

Substituindo Sistemas Multicâmera com Eficiência e Versatilidade

Uma câmera de segurança PTZ pode substituir com mais eficiência um sistema multicâmera atual, e em vez de ter que usar inúmeras câmeras fixas se pode usar algumas câmeras PTZ apenas e ainda assim capturar mais do momento. Por serem projetadas para instalações fixas, estas câmeras funcionam muito bem em condições de pouca luz, e se podem controlar com protocolos comuns como VISCA, Pelco-D/P via RS232, RS485, IR e, também importante, via IP. Também são equipadas com controle remoto IR, -que envia sinais de luz infravermelha que não pode ser vista a olho nu-.

As capacidades de gravação e os recursos extras de uma câmera PTZ podem variar, algumas possuem recursos de alta definição, permitindo gravar imagens muito detalhadas, e outras podem ter a definição padrão apenas. Também variam as opções de cores e tons de cinza, pois a câmera PTZ pode ter proteção colorida para que as pessoas não possam ver o interior, e mecanismos de manutenção e aquecimento interno para mantê-la funcionando perfeitamente. Simples e fáceis de configurar resultam ideais para aplicações como vigilância urbana e parques comerciais pelo amplo campo de visão, pois ao monitorar grandes superfícies as funções de panorâmica, zoom e inclinação são essenciais. Grandes áreas podem ser monitoradas rapidamente e rastrear facilmente qualquer suspeito. As câmeras PTZ são usadas principalmente para vigilância, podendo ser adquiridas para monitorização domiciliar por entidades privadas. São muito comuns para agências comerciais, militares e para monitorarem áreas públicas. Esses recursos todos tornam uma câmera PTZ uma câmera completa.

Outros tipos de câmaras

No mercado existem tipos diferentes de câmeras de segurança que se podem escolher tanto para uma empresa quanto para uma casa. As principais mudanças entre os aparelhos estão nos recursos que proporcionam. As câmeras analógicas com conexão circuito fechado de televisão -CCTV- geralmente são mais seguras mas também mais caras, e se destacam por ter uma qualidade de imagem excelente. Este tipo de câmeras requer fiação e permite que sejam exibidas em um monitor as imagens recebidas de uma ou mais câmeras. As câmeras IP se conectam diretamente a internet e não usam fiação nenhuma. Se caracterizam por incorporar Wi-Fi e permitem ser visualizadas e controladas em tempo real remotamente a partir de um PC, tablet ou smartphone. Já os modelos tudo em uma tem a característica de serem câmeras com sistemas completos e modernos, se conectam à internet e são compatíveis com tablets e celulares. As câmeras escondidas são usadas para monitorar discretamente residências, empresas ou locais. As câmeras fixas, que têm um campo de visão estático. E as câmeras PTZ -Pan-Tilt-Zoom-, que podem fazer zoom e panorâmica para rastrear áreas específicas ou objetos.

Como instalar uma câmera de segurança

Uma vez selecionado o local apropriado utilize os acessórios incluídos para colocar a câmera no local desejado, conecte com um cabo de alimentação a câmera à corrente elétrica, e se for sem fio configure com a internet a conexão para poder acessar de qualquer lugar as imagens. Muitas câmeras de segurança vêm com um aplicativo para monitorar e controlá-las, portanto baixe o aplicativo no dispositivo móvel e logo sincronize a câmera. Se pode inserir as informações manualmente no aplicativo ou escanear o código QR na câmera. Personalize, de acordo com as necessidades pessoais, a detecção de movimento, qualidade do vídeo e outras configurações. É importante observar que este é um processo geral, podendo variar dependendo do modelo da câmera, pelo que sempre é importante ler o manual do usuário e seguir as instruções do produto para garantir uma instalação correta, segura e ficar tranquilo.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos