Buscar no site

Arma contra o câncer de pulmão: novo medicamento pode ser a esperança para pacientes em estágio avançado da doença

Canadá e Brasil fazem parte do programa com uso de medicamento aprovados nos Estados Unidos

  • 16/12/15
  • 15:00
  • Atualizado há 473 semanas

Em apenas um mês de recrutamento para uso do primeiro e único imunoterápico aprovado no mundo, o Centro de Novos Tratamentos Itajaí já é considerado o maior no Brasil em número de pacientes participantes do programa de acesso expandido: dez. São pacientes de cidades catarinenses, como Florianópolis, Joinville, Tubarão, Papanduva, Seara, Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes, com mais de 50 anos. Neste programa, o paciente recebe a aplicação do medicamento e tem um acompanhamento médico, e os dados são coletados.

Diferente da quimioterapia e da radioterapia onde células boas também são destruídas, a imunoterapia apresenta menos efeitos colaterais e resultados positivos. Os pacientes possuem diagnóstico de câncer de pulmão não pequenas células, do tipo escamoso, o segundo mais comum e com tratamento até então limitado a quimioterapia. No mundo, este tipo de câncer atinge cerca de 70% de fumantes ou ex-fumantes. Outra problemática para este tipo, é que os pacientes possuem o diagnóstico tardio, de acordo com o médico oncologista do Centro de Novos Tratamentos Itajaí, Giuliano Santos Borges e o tratamento fica restrito. " Agora temos a oportunidade, junto com o Canadá e outros municípios brasileiros de oferecer esse medicamento no Brasil, que traz uma chance para os pacientes de viver mais", pontuou o médico.

Este sempre foi um tratamento muito esperado e o momento atual marca um início importante na luta contra o câncer. Isso porque os pacientes que já não possuem outro tipo de tratamento à disposição, passam a contar com o novo tratamento. O método foi um dos assuntos principais do maior encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, que aconteceu em Chicago entre o fim de maio e início de junho. O medicamento já aprovado nos Estados Unidos chega a custar 22 mil dólares por mês para a compra de uma caixa e agora estará disponível de forma gratuita em Itajaí para pacientes de todo o Brasil.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva) até o final de 2015 são estimados quase 28 mil novos casos de câncer de pulmão no Brasil. Além disso, de acordo com o instituto, este é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. No Brasil, foi responsável por 22.424 mortes em 2011.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos