Após acidente com ônibus em Maracaí, Hemonúcleo de Assis precisa urgente de doações de sangue
Acidente deixou 37 vítimas e estoques de sangue estão baixos
O Hemonúcleo de Assis está com os estoques de sangue em níveis críticos, especialmente após o acidente com um ônibus neste sábado, 18, em Maracaí, que deixou 37 vítimas, dentre elas duas crianças, além de duas vítimas fatais.
Os estoques já não correspondiam ao ideal, mas devido ao atendimento dos passageiros feridos, a quantidade abaixou ainda mais e a equipe do Hemonúcleo pede para que a população possa ajudar com doações, que vão servir não apenas para as vítimas do acidente, mas também para outros pacientes que necessitem.
Para incentivar ainda mais as doações, nesta segunda-feira, 20, foi iniciada a Semana do Doador, com cafés especiais para os doadores, e que terá o encerramento na sexta-feira, 24, com um dia festivo. O padre Orlando e o pastor Edinho estarão no Hemonúcleo, além de apresentação musical e um café da manhã especial.
Já no sábado, 25, haverá uma passeata pelas ruas do Centro de Assis, com o objetivo de estimular a população a doar sangue. O enfermeiro Edmar Luis de Oliveira é um dos organizadores e explica como será.
"A passeata começará às 9h, em frente à Praça da Mocidade, e terá como ponto final o cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a Rua Sebastião Leite do Canto, na esquina da Pernambucanas. Ficaremos lá até às 13h realizando um pedágio, com o objetivo de conscientizar a população sobre esse ato que é tão importante e salva vidas. Neste ano contamos com a parceria do SICREDI e esperamos estimular os moradores para se tornarem doadores", afirma.
Edmar também lembra que o final do ano é um período crítico para os hemonúcleos de todo o País.
"As pessoas viajam ou estão de férias e acabam não fazendo as doações. Juntamente com isso, esse é o período em que aumentam também o número de acidentes e são mais pacientes necessitando de doações, então é importantíssimo que os estoques estejam ao menos em dia, para que as pessoas que precisam possam ter sangue à disposição para seus tratamentos", salienta.
Requisitos
Para doar sangue é muito simples. Basta ter de 16 a 69 anos, pesar acima de 50 quilos e estar em bom estado de saúde. Adolescentes menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Os doadores devem comparecer ao Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis das 7h às 12h, bem alimentados, com um documento original com foto e, se possível, o cartão do SUS.
Também é importante evitar o consumo de bebida alcoólica e tabaco cerca de 12h antes da doação. Pessoas de todos os tipos sanguíneos podem fazer a doação.
O endereço do Hemonúcleo é na Praça Dr. Symphorônio, s/n, no Centro. O funcionamento acontece de segunda à sexta-feira e, para mais informações, o telefone de contato é (18) 3302-6000.
Hemonúcleo fica localizado no Hospital Regional de Assis