3º Pedágio da Vida mobiliza comunidade sobre importância de doar sangue
Alegria e descontração marcaram a ação, realizada no dia 10 de dezembro
No dia 10 de dezembro, a Agência Transfusional da Organização Social de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis e Ambulatório Médico de Especialidade - AME Assis, se reuniram na Avenida Rui Barbosa para realizar o 3º Pedágio da Vida.
Na ocasião, participaram também o Palhaço Sorriso e seu grupo "Tropa do Sorriso", que durante o ano realizam trabalhos voluntários no Hospital da OSS.
A ação visou sensibilizar as pessoas sobre a importância de ser um doador de sangue. Com o lema "Doe sangue, salve vidas", a OSS Santa Casa de Assis conta o ano inteiro com o apoio da comunidade para serem cada vez mais cidadãos e doarem sangue.
A Campanha acontece o ano todo, com orientações e apelos diários. Edmar Luis de Oliveira, enfermeiro responsável pela Agência Transfunsional, explica a dificuldade enfrentada durante o ano pelo baixo estoque de sangue.
Segundo ele, mobilizar a comunidade através de ações como o Pedágio é essencial e sempre promove bons resultados ao Hemonúcleo, com um aumento no número de doações.
Estrategicamente, o Pedágio ocorre às vésperas das festas de final de ano, época em que geralmente as pessoas se esquecem de doar sangue e os estoques ficam em condições mínimas.
Para doar
Basta estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar bem alimentado; apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou CNH).
Os interessados devem procurar diretamente o Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 12h.
Uma doação de sangue pode salvar até três vidas.
Alguns motivos que impedem temporariamente a doação de sangue: resfriado (neste caso aguarde 7 dias após desaparecimento dos sintomas); Gestante; Parturiente: (neste caso deve aguardar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana); Amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses;
Não podem doar: com antecedentes de Hepatite, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, usuários de ilícitas injetáveis ou pessoas infectadas por Malária.
Homens podem doar sangue até 4 vezes no ano, respeitando intervalos de 60 dias, as mulheres podem doar 3 vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.
Veja as fotos: