Buscar no site

Prefeitura de Palmital realiza 2º Arrastão Contra a Dengue nesta segunda-feira

Ação vista intensificar o combate ao Aedes Aegypti

Redação AssisCity

  • 14/01/24
  • 08:00
  • Atualizado há 35 semanas

Nesta segunda-feira, 15 de janeiro, a Prefeitura de Palmital realiza o "2º Arrastão Contra a Dengue", uma ação estratégica para intensificar o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Neste esforço conjunto, equipes compostas por agentes do controle de endemias, agentes comunitários de saúde e colaboradores do departamento de Obras, Planejamento e Infraestrutura percorrerão os bairros, desempenhando atividades cruciais para a prevenção dessas enfermidades.

Divulgação/Prefeitura de Palmital - Prefeitura de Palmital realiza nesta segunda, 15, o
Prefeitura de Palmital realiza nesta segunda, 15, o "2º Arrastão Contra a Dengue" - Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmital

As atividades incluirão visitas domiciliares com orientações à população sobre práticas preventivas, aplicação de larvicidas e o recolhimento de objetos que podem servir como focos de proliferação do mosquito.

O objetivo é conter uma provável explosão de casos, agravado pela negligência de práticas cotidianas por parte da população, como remoção de recipientes que possam acumular água parada, limpeza de calhas, caixa d'água e terrenos, por exemplo. A falta de consciência é agravada pelo cenário climático atual, marcado pelo calor intenso, escassez de inseticidas e por uma potencial mutação do mosquito observada pelos agentes, acelerando seu ciclo até a fase adulta.

A ação terá início nos bairros CDHU A Jardim Palmital, CDHU B Miguel Huertas, CDHU E Padre Inocente Osés, CDHU D Waldyr Faro, Jardim São Francisco, Jardim das Oliveiras, Vila São José, Vila Santa Emília, Residencial Afonso Negrão, Vila Zanetti, Vila Boa Esperança e parte do Jardim Santa Terezinha, Vila Volga e Centro. Pedimos à população que facilite a entrada dos agentes em suas casas, levando o cuidado para dentro de suas residências.

Divulgação/Prefeitura de Palmital - As atividades incluirão visitas domiciliares com orientações à população sobre práticas preventivas - Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmital
As atividades incluirão visitas domiciliares com orientações à população sobre práticas preventivas - Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmital

A Prefeitura reforça que a ameaça da dengue afeta a todos indiscriminadamente, e, portanto, o sucesso desta empreitada depende da colaboração ativa de toda a população. A Prefeitura conta com a participação consciente de cada cidadão, na adoção de medidas preventivas e na cooperação durante as visitas das equipes.

Além dessa iniciativa, a prefeitura manterá outras ações preventivas realizadas regularmente, intensificando a limpeza de bueiros, guias e sarjetas, recolhimento de entulho nas ruas, as visitas dos agentes nas residências com orientações e detecção de possíveis focos, nebulização quando os inseticidas estiverem disponíveis, coleta regular de pneus nas borracharias, limpeza de prédios e outros espaços públicos e limpeza de terrenos abandonados, por exemplo.

Dados

O pior cenário de Palmital foi em 2020. O município fechou o ano com 1.523 confirmações da doença. Para evitar uma situação parecida, o combate foi iniciado em janeiro.

Em 2023, foram 2003 notificações, 831 positivos, 687 negativos e 3 óbitos, mesmo tendo essas iniciativas do poder público.

Outro dado interessante é que a Prefeitura realiza regularmente a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) e, de acordo com o índice larvário, a cada 100 imóveis, foram encontrados 3 recipientes com larvas do mosquito Aedes Aegypti, em sua maioria em pratos de plantas, bebedouros de animais e recipientes de plantas aquáticas. Isso significa que o perigo não está nas ruas ou nos terrenos, mas sim dentro das casas das pessoas.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos