Paraguaçu será sede de Encontro Internacional de Capoeira
Serão três dias de programação na cidade com pessoas vindas de várias partes do mundo. São esperados 200 angoleiros.
Alguns amantes da capoeira angola brasileira já começaram a chegar em Paraguaçu Paulista para o Encontro de Angoleiros que acontece neste mês de fevereiro. O encontro será realizado em grande parte na sede da Escola de Capoeira "Angoleiros do Sertão" do Contra Mestre Alexandre Zacarias, o Xandão, que é reconhecido internacionalmente como um dos disseminadores da Capoeira Angola.
O evento acontece entre os dias 19 e 22 de fevereiro. A abertura com roda e samba de roda acontecerá na Unesp de Assis. Os demais dias, a programação será desenvolvida em Paraguaçu Paulista. Um ucraniano e um croata já estão na cidade.
"Paraguaçu Paulista vem realizar esse encontro de Capoeira Angola, que é um encontro de angoleiros. A escola de Capoeira Angoleiros do Sertão promove uma vez por ano e esse encontro acontecerá pós carnaval. Teremos vários convidados dos Brasil e de fora do Brasil. Já estão chegando alguns convidados. Já temos pessoas da Croácia e Ucrânia. Está chegando um pessoal da Argentina e também da Alemanha. Serão várias pessoas para contribuir com o evento", destacou o contra mestre Xandão.
Neste ano, o evento que sempre traz diversos mestres, como Mestre Cláudio, fundador e presidente do Grupo Angoleiros do Sertão, também será prestigiado pelo mestre Boca Rica, um dos nomes da capoeira Angola.
"Teremos a presença do mestre Boca Rica que foi aluno de mestre Pastinha, que foi o grande nome da capoeira Angola, a grande lenda nossa. Teremos o privilégio de tê-lo aqui na sexta-feira à noite", destacou Xadão.
São esperadas aproximadamente 200 pessoas durante os dias do encontro. A programação será a seguinte:
19/02 - Quinta-Feira
- 17h Roda e Samba de Roda (Unesp Assis)
20/02 - Sexta-Feira (Paraguaçu Pta.)
12h - Aula com C.M. Xandão e vivência com os mestres convidados
18h - Roda e Samba de Roda (Presença de Mestre Boca Rica - Salvador/BA)
21/02 - Sábado (Paraguaçu Pta.)
09h - Oficinas e vivências com mestres e contra mestres convidados
17h - Roda e Samba de Roda
22h - Forró "Bando Pau de Arara Moderno"
22/02 - Domingo (Paraguaçu Pta.)
09h - Roda: Adeus Adeus