Onça Parda mata cerca de 10 porcos em chácara de Palmital
Foram três ataques nos últimos meses e pegadas do animal e filhotes foram vistas nas imediações
Redação AssisCity/ Informações: JC
- 22/08/24
- 16:00
- Atualizado há 17 semanas
Uma onça-parda pode ter atacado e matado cerca de 10 porcos em uma propriedade na Água Parada, em Palmital na madrugada desta segunda-feira, dia 19 de agosto. A chácara fica próximo da cidade e segundo os proprietários os ferimentos deixados nos animais eram típicos do felino.
O ataque atribuído a uma onça-parda invadiu um chiqueiro e matou aproximadamente dez porcos, com peso entre 7kg e 8 kg. Os proprietários acreditam que três porcos foram levados pelo animal e sete ficaram no local com marcas de mordidas e cortes profundos. Os proprietários afirmam ainda que havia sinais da presença do felino, incluindo pegadas e filhotes, em propriedades vizinhas.
Outros Casos
Em junho, uma onça-parda foi suspeita de ter matado um pitbull e ferido um rottweiler em uma propriedade rural também no mesmo bairro, Água Parada, Palmital. O proprietário encontrou o pitbull morto com marcas de mordida no pescoço e a fêmea rottweiler com cortes profundos no rosto.
Acredita-se que os cachorros tenham encurralado a onça, que, para se defender, atacou os animais. A rottweiler foi levada a um hospital veterinário, onde os ferimentos foram identificados como causados por garras de felino. As mordidas no pitbull também foram compatíveis com as de uma onça.
E em Julho, também próximo às margens do Água Parada, um ataque sucedeu na morte de um porco em uma chácara.
Nota da Prefeitura
Segundo JC, a prefeitura de Palmital está ciente da presença do animal nas imediações da cidade e informou que já acionou o IBAMA e a Polícia Ambiental. Em trecho de nota oficial, a administração pública disse:
"Pedimos aos moradores que mantenham a calma, evitem circular desacompanhados na região, especialmente à noite e no início ou fim do dia, e que relatem qualquer sinal da presença do animal ao Departamento de Agricultura e Meio Ambiente".