Moradores do Parque Universitário denunciam abandono de cavalos em via pública
Segundo relatos, animais estão à deriva há dias e ninguém sabe quem são os proprietários dos bichos
Redação AssisCity
- 22/12/24
- 10:00
- Atualizado há 6 horas
Moradores do Parque Universitário, em Assis, estão preocupados com o crescente abandono de cavalos nas vias públicas do bairro. Segundo relatos, mais de quatro animais têm circulado sem destino pelas ruas, causando transtornos e até acidentes.
"Nosso bairro já está enfrentando esse problema há alguns dias. Os cavalos ficam soltos, andando sem rumo e, muitas vezes, acabam provocando acidentes. Não sabemos quem é o dono", conta uma moradora, que preferiu não se identificar.
Segundo os moradores, a situação tem se agravado, com os animais alimentando-se de lixo. "Faz mais de um mês que isso acontece. Além dos acidentes, os cavalos comem o lixo, a ração dos cachorros e até os pés de coco que tenho na frente de casa. Quando os cachorros vão atrás deles, eles revidam com coices", relata outro morador.
Preocupados com os riscos, com os danos causados pelos animais e com o bem estar dos cavalos, os moradores buscaram uma solução junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No entanto, segundo eles, a resposta obtida não foi satisfatória. "Fomos até a secretaria, mas nos disseram que o problema não é com eles. A orientação foi que procurássemos a Defesa Civil, onde seria possível resolver esse tipo de situação", explica um dos moradores.
Em contato com o Portal AssisCity, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente confirmou que a orientação para casos como esse é entrar em contato diretamente com a Defesa Civil do município. A reportagem então tentou contato com a Defesa Civil, mas, até o momento, não obteve resposta.
Abandono de animais é crime
Vale ressaltar que abandonar animais é considerado crime no Brasil. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), quem abandona, fere, mutila ou maltrata animais pode ser punido com detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Se o abandono ou maus-tratos causarem a morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.
Em casos de abandono, é importante denunciar à polícia. Para facilitar o processo, tente registrar o máximo de informações possíveis, como placas de carro, rua e local do abandono, características físicas da pessoa que abandonou o animal, entre outros dados.
Em Assis, as denúncias podem ser feitas através do ZAP da Prefeitura, iniciando o atendimento virtual através do número (18) 3302 3300 e digitando @animais. Será solicitado que os denunciantes descrevam o animal, fornecendo detalhes de sua localização, podendo inclusive anexar uma foto.
Segundo informações obtidas pelo Portal AssisCity, após serem recolhidos, esses animais são levados ao Posto de Monta Municipal e lá permanecem por até 7 dias úteis, até que possam ser liberados, sob pagamento de multa ou doados sob assinatura de termo de responsabilidade.