Meningite bacteriana mata bebê de 11 meses em Marília
Vítima era vacinada e recebeu atendimento médico, mas não resistiu à doença
A cidade de Marília registrou a segunda morte por meningite bacteriana em 2023. A vítima foi um bebê de 11 meses que estava com o quadro vacinal adequado para sua idade, de acordo com o Informe Semanal dos Agravos de Notificação Compulsória da cidade.
O bebê foi atendido no setor privado de Saúde com sintomas de febre e infecção. O quadro evoluiu desfavoravelmente para um quadro de meningite e sepse, levando a criança a óbito em apenas nove dias.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde realizou ações de bloqueio e investigação, com resultado laboratorial negativo para meningite meningocócica emitido nesta terça-feira, dia 21 de novembro, pelo Instituto Adolfo Lutz.
Até a 46ª Semana Epidemiológica, foram registrados 29 casos de meningite em Marília em 2023, um a mais do que no mesmo período do ano passado. No entanto, o número de mortes caiu de quatro para duas.
A primeira morte deste ano foi registrada em fevereiro e divulgada em março. Trata-se de um idoso de 65 anos que contraiu a doença após complicações em uma cirurgia.