Buscar no site

DuPont e Coopermota reconhecem trabalhos de alunos de Palmital

Ação envolveu cerca de 80 alunos; iniciativa já beneficiou mais de 1,3 milhão de pessoas

Divulgação

  • 15/12/15
  • 15:00
  • Atualizado há 474 semanas

A DuPont Proteção de Cultivos e a unidade de Palmital da Coopermota, Cooperativa Agroindustrial, realizaram no início de dezembro mais uma edição do programa socioambiental DuPont Escola. Participaram cerca de 80 alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, das EMEIFs Elisabete Soares Garcia e Horácio Silva Leite. O programa incentiva a criação de textos e trabalhos artísticos sobre boas práticas agrícolas, com o tema-base 'Meu herói, o agricultor'.

Em sua edição 2015, o projeto DuPont Escola também aborda em primeiro plano o uso racional de água e energia e a importância das energias limpas e renováveis. Por meio de palestras com especialistas, vídeos didáticos, jogos e passatempos da revista 'Meu Herói, o Agricultor', os educadores e professores das escolas rurais envolvidas no projeto ensinam e estimulam a valorização das boas práticas agrícolas e da sustentabilidade ambiental no campo.

Em Palmital, os alunos reconhecidos pelos melhores textos e desenhos receberam uma bicicleta e cada escola foi presenteada com um notebook. A EMEIF Horácio Silva Leite doou o computador ao Centro Cultural de Palmital.

A coordenadora do Centro Cultural, Maria Carmem Martins Marques, ficou emocionada com a doação das bicicletas. "Um aluno vencedor, por exemplo, ainda não tinha bicicleta. Ele era trazido por sua mãe todos os dias na garupa da bicicleta dela", diz a executiva.

"É impressionante a qualidade dos trabalhos de redação e desenho apresentados pelos alunos participantes, o que reflete os bons resultados do programa na difusão da temática de segurança e saúde", assinala o gerente de Product Stewardship da DuPont, Maurício Fernandes.

O presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel, destaca a empatia das crianças com o tema, já que muitos são filhos de cooperados. "Por meio deste programa e as discussões que propomos, os estudantes compreendem a importância de valorizar o agricultor, já que é por meio do trabalho dele que obtemos os nossos alimentos", diz.

DuPont Escola é um dos programas da plataforma Segurança e Saúde no Campo, formada por 5 projetos que já beneficiaram nos últimos anos mais de 1,3 milhão de pessoas das regiões agrícolas brasileiras. Ainda fazem parte da iniciativa os programas DuPont Mulheres no Campo, DuPont Universidade, DuPont Uso Correto e Seguro e Natureza DuPont. "Todos valorizam o agronegócio, incentivam a educação de base, o trabalho do educador da escola rural e a sustentabilidade da agricultura", finaliza o executivo.

A DuPont Proteção de Cultivos e a Coopermota são parcerias há cinco anos na execução dos projetos socioambientais e já doaram 46 bicicletas aos alunos participantes e seis computadores às escolas.

Os eventos aconteceram nas cidades de Cândido Mota, Ribeirão do Sul, Campos Novos Paulista, Maracaí, além de Palmital. "A ideia é percorrer todas as unidades da Coopermota, sendo uma por ano, estamos na metade", ressalta o representante comercial Paulo Cesar de Oliveira, responsável pela realização dos projetos na região.

Escola de Palmital

Premiação aos alunos de Palmital

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos