Buscar no site

Vereador assiste palestra sobre o "Impacto da legalização das drogas", em São Paulo

Assessoria

  • 26/08/14
  • 11:00
  • Atualizado há 542 semanas

Combatente do uso de drogas por meio da Associação Assisense Amor-Exigente, onde é voluntário, o vereador Valmir Dionizio (PSC), que é vice presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Assis, esteve em São Paulo participando de um dos maiores eventos do ano relacionado à política sobre drogas. O "Impacto da Legalização das Drogas", organizado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que trouxe ao Brasil o norte-americano Kevin Sabet, que discorreu sobre o futuro da política de legalização de drogas e suas consequências.

Kevin Sabet é considerado um dos maiores especialistas na atualidade em políticas de drogas. É Ph.D. e Mestre em Política Social pela Universidade de Oxford e graduado em Ciência Política pela Universidade da Califórnia. Em seus trabalhos, costuma pontuar que "a legalização é uma solução simplista para um problema complicado", analisando, por exemplo, o impacto social de drogas legais.

Logo após a palestra, um debate com especialistas e convidados foi realizado, abordando temas como o uso de maconha medicinal, a necessidade de uma política de drogas dinâmica, tratamentos contra dependência química e a relação entre justiça e saúde pública. Participaram do debate: Ex-ministro e ex-governador José Serra, senador Eduardo Suplicy, deputado Edson Ferrarini, Dr. Clóvis Benevides, Dra. Ana Cecília Marques, Dra. Eloísa Arruda, Dr. Mauro Aranha, Profa. Lígia Pereyra, Dr. Cláudio Lottenberg, e os jornalistas Gilberto Dimenstein e Augusto Nunes, entre outros.

Por assumir um compromisso não partidário contra as drogas, Kevin é o único integrante do Escritório de Política Nacional de Controle às Drogas a trabalhar em 3 administrações distintas, nos governos Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama, no qual atuou como Conselheiro Sênior da Casa Branca entre 2009 e 2011. Dr. Sabet é também co-fundador do Projeto SAM - Smart Approaches to Marijuana.

INDÚSTRIA DO VÍCIO

Sua opinião sobre o tema é que Legalizar o uso da maconha cria mais uma "indústria do vício" e, ainda, não ajuda a acabar com o tráfico. Para ele, a politização do "tema da moda" mascara o impacto da droga na saúde pública, cujo consumo cresce entre adolescentes. Em termos de efeitos, também temos de pensar, seja em relação à maconha e outras drogas como cigarro e até mesmo álcool, no futuro da nossa força de trabalho.

Que tipo de trabalhadores e estudantes queremos? É claro que não queremos promover o uso de cigarros para nossos estudantes, mas se você vai para a escola e é fumante, a sua cognição não é diminuída, você ainda consegue aprender. Você não vai ter câncer de pulmão amanhã. Mas no caso da maconha é diferente. Ela prejudica a pessoa em termos de aprendizado, memorização, atenção, motivação. Já vivemos um desastre em relação à indústria do tabaco e do álcool, e acho que não queremos elevar a maconha a esse nível.

Valmir Dionízio durante palestra

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos