Uma história cheia de alegrias: Richard, de 15 anos, tem 80% de visão após cirurgia social
Richard Miguel de Oliveira não tinha visão no olho esquerdo e apenas 1% no direito; cirurgia foi realizada em Assis
Redação AssisCity
- 16/05/23
- 10:00
- Atualizado há 87 semanas
Novos olhares. Novos horizontes. Vida nova cheia de esperança e planos. Tudo isso já faz parte da vida de Richard Miguel de Oliveira, de 15 anos, que, após um procedimento cirúrgico recuperou 80% da visão.
A história da sua vida, que era drama, mudou de gênero e chegou ao romance, com final feliz; e começou quando o Portal AssisCity divulgou que ele sofria de ceracotone, uma doença rara nos olhos, e a família buscava ajuda financeira da comunidade para realizar a cirurgia.
Foi assim que Richard, cego para a luz, passou a ter um romance com o médico oftalmologista Dr. Ossires Maia Júnior, que o chamou para uma consulta social. Ele então viu uma outra luz, a luz do humanismo, do amor de Deus, que poderia mudar sua vida.
A doença já havia afetado a córnea dos dois olhos de Richard e sua visão era de olho único, apenas 1% no direito.
O procedimento indicado era a colocação do anel de ferrara para evitar um possível transplante de córnea e foi realizado a laser, com a mais alta tecnologia, gratuitamente, no olho mais afetado, em 28 de abril, no Hospital de Olhos do Oeste Paulista, em Assis.
Sem saber ao certo a porcentagem que havia ganho com o procedimento, mas já vislumbrado pela luz, Richard voltou ao HOOP para o retorno médico uma semana depois e teve a grande surpresa: 80% de visão. Um presente divino entregue pelas mãos humanas.
Com essas etapas vencidas, outras ainda estão por vir, pois o tratamento desse olho segue adiante e Richard, que já tem um estilo de vida com menos dependência e mais alegrias, e, muito feliz, aguarda a cirurgia do outro olho.
Contudo, as alegrias não são apenas de Richard, mas também de sua mãe Daiane Jesus de Oliveira, que emocionada compartilhou sua satisfação com o resultado obtido: "Imagine acordar um dia e quase não enxergar? Quem vive com ceratocone aprende a dar um passo de cada vez. Medo, angústia, incerteza... vários e vários dias de espera. Mas, naquele dia, Deus disse: filho, sua cirurgia foi um sucesso".
Segundo Daiane, a expectativa foi imensa, e apesar da espera, o grande dia chegou e no retorno Richard já estava bem adaptado ao anel implantado.
"Só tenho a agradecer a Deus e ao doutor Ossires por ter proporcionado a cirurgia ao meu filho. Ele está muito feliz e realizado. Richard é muito ansioso e não via a hora de passar pelo procedimento. E, finalmente, deu certo", confessa a mãe, que aguarda ansiosamente por mais alguns dias para a realização da cirurgia do olho esquerdo.
"Tudo acontece no momento certo. Agora, só aguardar para finalizarmos mais uma etapa", diz a mãe.
A alegria do médico também é surpreendente e, apesar de o caso de Richard ser bem adiantado e grave, "a cirurgia foi um sucesso, a adaptação perfeita e Richard está muito bem, e, agora, com muita esperança vamos realizar a cirurgia do olho esquerdo. Em breve Richard, que já tem agora 80% de visão no olho direito, o mais prejudicado, será submetido à cirurgia no olho esquerdo e enxergará plenamente, podendo ter um futuro promissor com novas perspectivas de vida".
O Portal AssisCity continuará acompanhando de perto o progresso de Richard.