Tecnologia de pós-colheita é tema de evento estadual em Assis
Assis será a sede do evento estadual que será realizado pela Coopermota e promovido pela Associação Brasileira de Pós-colheita, com a participação de ex-ministros, membros da Embrapa e especialistas ligados ao tema.
Será iniciado amanhã, dia 11, o II Simpósio de Pós-colheita de Grãos do Estado de São Paulo promovido pela Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapós). O evento reunirá especialistas do Brasil e do estado de São Paulo atuantes em diferentes órgãos de pesquisa e de tecnologia aplicada no armazenamento e em áreas distintas do pós-colheita. A atividade será realizada pela Coopermota na Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia), a partir das 8h e se estende até as 13h de quinta-feira, dia 12.
Todas as discussões e análises que serão trazidas para o debate durante o evento, serão baseadas no tema "Tendências e Tecnologias de Pós-colheita". Mesas redondas formadas por ex-ministro da Agricultura ou por integrantes do atual Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), docentes de diferentes universidades, entre outros, irão compor o grupo de palestrantes do evento.
Quase 15 instituições participarão desta iniciativa como co-promotoras, compreendidas por cooperativas de todo o estado, empresas do setor, instituições e organizações estaduais ou nacionais, incluindo a Embrapa, a Ceagesp e o Instituto Biológico, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA). O Simpósio conta ainda com o apoio da Associação Brasileira de Armazenagem (Abcao) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O Simpósio ocorre pela segunda vez no estado, tendo a sua primeira edição realizada no ano passado, em Araraquara. A organização destaca que a vinda do simpósio para São Paulo se justifica pelo interesse de proprietários de silos na promoção do avanço tecnológico de sua atividade. O coordenador geral do evento, Djalma Soares Franco, que é gestor de armazenagem da Coopermota, destaca que a iniciativa traz importantes temas para a discussão, que estão diretamente relacionados ao dia a dia dos trabalhadores e empresários que atuam no armazenamento da produção de grãos da região. "Teremos informações relevantes no que se refere às tecnologias aplicadas neste sistema, as quais trazem mais segurança, qualidade e eficiência para as empresas armazenadoras", diz.