Buscar no site

Rodrigo Garms é o terceiro candidato a prefeito da série de entrevistas da Rádio Marconi, confira na íntegra

Redação Paraguacity.com

  • 13/09/12
  • 12:00
  • Atualizado há 643 semanas

A Rádio Clube Marconi está realizando nesta semana entrevistas com os candidatos a prefeito de Paraguaçu Paulista. A série de entrevistas teve início nesta segunda-feira (10) e prossegue até sexta-feira (14). Nesta quarta-feira (12), foi a vez do candidato Fernando Rodrigo Garms responder as perguntas dos mais variados temas como educação, saúde, esporte, cultura, meio ambiente, infraestrutura, geração de empregos, entre outros.

A rádio pediu a autorização do juiz eleitoral para realizar esse momento democrático. Ao todo são 11 perguntas e o candidato tem o tempo de 4 minutos para responder cada uma. O tempo é cronometrado. A emissora ainda fixou como regra, que não é permitido que o candidato emita qualquer tipo de ofensa a outros candidatos

A sequência das entrevistas está sendo de acordo com a ordem alfabética dos nomes dos candidatos, sendo:

Dia 10/09/2012 - Álvaro Garms Neto

Dia 11/09/2012 - Ediney Taveira Queiroz

Dia 12/09/2012 - Fernando Rodrigo Garms

Dia 13/09/2012 - Márcia Regina Ale Deperon

Dia 14/09/2012 - Valdir Marcelo da Silveira

As entrevistas terão como finalidade, levar ao conhecimento dos eleitores as propostas de cada candidato, dando-lhes condições de melhor escolha. A sintonia da Rádio Marconi é AM 1190.

Confira na íntegra a entrevista realizada nesta quarta-feira (13) com o candidato Fernando Rodrigo Garms:

1 -Recentemente no município nós tivemos a morte de três jovens paraguaçuenses que foram velados no velório municipal. Na madrugada havia uma quarta pessoa sendo velada. Eram 4 velórios e apenas três salas. O espaço ficou superlotado e quase não couberam todas as pessoas. Nosso velório precisa de reforma mas, um problema mais grave ainda é o cemitério. Em seu governo, há planos para um novo cemitério?

R: Há sim, estive presente no velório desses jovens, inclusive era amigo pessoal e partidário do Pedro, foi uma perda lamentável para Paraguaçu, como presidente da Câmara tomei a atitude de decretar luto oficial por três dias na Câmara Municipal, o nosso velório está muito frágil, deteriorado e sem a mínima condição para que familiares e amigos prestem as devidas homenagens e se despedem de seus entes queridos, então é lamentável como encontra o velório municipal hoje, com portas enferrujadas, o espaço físico bem fragilizado como eu já disse, a ampliação e reforma tem que ser urgente, como vereador eu fiz inúmeras indicações ao executivo para que fizesse essas reformas e adequações ao velório municipal, o espaço físico do terreno é um espaço bom, então há possibilidade de aumentar as salas ali no velório, nós vemos aí que é um momento muito triste a despedida de entes queridos nossos, então nós temos que ter um certo respeito a população na hora dessa despedida, é um momento lamentável, é um momento de dor da família, as vezes as pessoas vem de longe, de outros estados para se despedirem e tem que ter um lugar confortável, higiênico e adequado para tudo isso, para receber esses familiares.

Nosso plano de governo, devidamente protocolado na justiça eleitoral, tem a ampliação e remodelação do cemitério, o que nós pretendemos fazer no cemitério? Fazer com que as ruas do cemitério sejam asfaltadas, ruas cimentadas, que seja colocado vigilante 24 horas no cemitério para que tenha uma devida atenção e cuidado ali naquele espaço, então o espaço também há possibilidade de uma ampliação, nós pensamos ai no banheiro, reforma do banheiro, instalação de lixeiras, limpeza diárias, asfalto como eu disse em todas as ruas e pensamos até em instalação de câmeras de segurança, para que vândalos ali não destruam o patrimônio publico, então nós precisamos ai também com essas medidas visamos obter um cemitério mais limpo e agradável para receber a população. Como eu já disse, é de conhecimento de todos a respeito de um terreno que a prefeitura tinha um sonho de fazer um cemitério novo, tem que pensar nisso sim porque hoje, nos próximos 10 anos, o cemitério nosso está limitado, temos que pensar muito nisso e se eleito for nós pensaremos ai no futuro cemitério para Paraguaçu.

2 - A população paraguaçuense tem se perguntado sobre o futuro do grande lago. Uma grande polêmica foi gerada assim que a imprensa noticiou que o espelho do grande lago será menor que o que era e assim talvez o lazer, a diversão poderiam ficar restritos. Já, o promotor de justiça diz que apesar do espelho d'água diminuir, o projeto do DAEE, Departamento de Água e Energia Elétrica manterá o lazer e diversão no espaço. O prefeito atual, Ediney Taveira Queiroz entrou com um pedido de liminar solicitando a paralisação das obras para que seja recalculado o espelho d'água. Você, como prefeito de Paraguaçu Paulista manteria as decisões tomadas na época da assinatura do convênio entre DAEE, Sabesp e prefeitura ou tentaria na justiça a mudança do espelho d'água como vem fazendo o atual prefeito?

R: Olha, é lamentável a perda do grande lago para Paraguaçu, até porque era uma referencia que Paraguaçu tinha com esse lindo espelho d'água, nós perdemos ai uma boa parcela do turismo local, nas cidades vizinhas, como do Borá, tem o balneário, Quatá, Martinópolis, Rancharia, um local onde a população tem o seu lazer constante nos fins de semanas, um local adequado para as famílias estarem ali se divertindo, é lamentável essa perda para Paraguaçu, eu acredito que faltou empenho, dedicação, a lutar para que o grande lago estivesse já cheio, é um sonho de todos os paraguaçuenses e moradores da região, e eu acredito muito no prefeito da época, senhor Carlos Arruda Garms, pela competência, dinamismo que ele tinha quando encheu aquele grande lago, mas faltou empenho quando o prefeito que aí está assumiu, em tentar buscar, eu como vereador, nós fizemos um abaixo-assinado, mandamos até à Sabesp, fizemos tudo o que tinha que ser feito, mas não obtivermos resultado até porque faz parte do executivo essa briga também e a briga para todos os nossos cidadãos paraguaçuenses, é benéfico para todos nós, até porque o grande lago se estivesse cheio hoje, nós estaríamos ali empregando, tenho conhecimento de pessoas que queriam montar pousadas ali, mas dentro da APP, área de preservação permanente, esses 600 metros quadrados ia ser muito limitado para esses empregos que seriam gerados, então isso é muito ruim para Paraguaçu, nós perdemos ai empregos, perdemos lazer e perdemos ai o titulo de Estância Turística sem o grande lago. Essa preservação de 600 metros vai ser limitado apenas no pequeno lago e isso não dá o espaço físico para que a população de 44 mil habitantes se refresque, passeie com suas famílias, é muito limitado, a outra área será isolada, então não terá possibilidade de empreendedores investirem no local. Eu quero deixar bem claro, como prefeito, eu peitarei, se tiver que peitar o Ministério Público, se tiver que peitar a Sabesp, nós iremos a favor do povo, lutaremos constantemente para que volte aquele espelho d'água, volte aquela área que Paraguaçu tinha como um presente, uma área que era admirada por todo o estado de São Paulo.

3 - Os professores da rede municipal sempre reclamam com a falta de incentivo aos professores, piso salarial e plano de carreira. Quais serão seus planos para a Educação?

R: nós temos um plano registado em cartório, como eu já disse no inicio, incentivo aos professores é muito importante, até porque eles são os que ensinam nós a estarmos onde estamos hoje, os nossos filhos e a população paraguaçuense, eles precisam de um plano de carreira, isso tudo está registrado em nosso plano de governo, já passou o tempo de gratificações, nós precisamos de um plano de carreira, incentivar os professores, valorizar eles, para que um futuro melhor para nossas crianças que passam na mão dos professores, eles terem ai uma dedicação ainda maior, porque eles estão fazendo milagre, Paraguaçu hoje está atrás de muitos municípios quanto ao pagamento aos professores, porque os professores merecem muito mais, isso é direito deles, então nós temos ai que cumprir essas metas, nós temos ai na área da educação, aumentar os espaços físicos das escolas, através de reformas, ampliação e construção de novas unidades, ampliação no atendimento em creche, viabilizando os projetos de construção, com parceria do governo federal e estadual, nós vamos fazer uma avaliação visual e auditiva para todas as crianças de Paraguaçu que ingressarem no Ensino Fundamental, isso é muito importante, preparar as crianças que tenham ai um probleminha auditivo ou visual para que elas prestem atenção nas aulas, enxerguem bem o quadro com os professores.Vamos também construir uma creche com funcionamento 24 horas para aquelas mães que trabalham a noite e não tem como deixar os seus filhos, priorizar a formação inicial dos professores e monitores das creches, valorizar a formação e serviço dos profissionais do magistério, apoiando s subsidiando por meio de bolsa, cursos e pós graduação em nível de mestrado e doutorado, nós vamos aumentar o numero de horas de estudo coletivo para equipe escolar, oferecer merenda nutritiva, acompanhar individualmente alunos que apresentarem dificuldade na aprendizagem, por meio de contratação de professores para auxiliar, oferecer palestras que atendam as necessidades dos pais ou responsáveis de cada realidade escolar, oferecer palestra também para qualificação de todos os profissionais da área da educação municipal, reduzir u numero de evasão escolar, por meio de projetos que atendem os interesses dos alunos, ampliar a oferta de programas e projetos culturais, exemplo, música, teatro, pintura e outros, melhorar e ampliar o transporte escolar, adquirir nos equipamentos e materiais para escola de música, garantir a distribuição e qualidade dos uniformes escolares, até porque os uniformes é um direito de todos, porque o estado que beneficiou Paraguaçu com esses uniformes, então nós também iremos reivindicar além dos uniformes, um material didático completo, para que as crianças saiam da escola formada e preparada para o mundo, para o mercado de trabalho.Essa é a grande preocupação nossa, criaremos também na área da educação e do turismo, um curso de escoteiro, para as crianças da rede pública de ensino no Horto Florestal, balneário, acredito que seja muito educativo esse curso de escoteiro, e eles vão conhecer a mata, conhecer os princípios do meio ambiente.

4 - Há quase 6 anos, desenrola-se a construção do frigorífico de ovinos no município. Atualmente, 95% da obra está concluída, no entanto, não pode ser entregue aos ovinocultores porque falta um projeto para a lagoa de tratamento do chorume e o corredor de abate ainda não está pronto. Em Paraguaçu Paulista, a Associação dos Ovinocultores que existe desde 2001 tem cerca de 14 membros e somando os associados da região são mais de 40 que precisam e querem transformar o município em um pólo de abatimento de ovinos. A obra é do governo federal e de acordo com a Associação de Ovinocultores, assim que estivesse funcionando iria gerar emprego porque teria a necessidade de uma frente de trabalho e também impostos. A associação conta que seria uma referencia na região e poderia matar ao menos 100 animais por dia. Qual poderia ser a sua contribuição para o término das obras do matadouro? Você acredita que o matadouro municipal de ovinos seria importante para o município?

R: Muito importante, já são mais de 10 anos e ainda não concluíram nosso frigorífico de ovinos, com certeza esse frigorífico é fundamental, pois vai trazer muito emprego, investimento e desenvolvimento, então nós temos que terminar essa obra urgente, viabilizando a lagoa de tratamento do chorume e o corredor de abate, buscando convênios e incentivo para essa conclusão e até investimentos com recursos próprios para finalizar essa obra, também temos que oferecer condições para o desenvolvimento da associação de ovinocultores, que está esquecida e desamparada pelo poder executivo, até pelo fato de realização de cursos, aquisição de equipamentos, bem como o resgate da festa do carneiro, que existia em nosso município e era muito conhecida, então nós temos que incentivar e agilizar a conclusão do frigorífico de ovinos, porque nós tínhamos ai a festa do carneiro, que existia em nosso município e nós vamos estar incentivando a associação de ovinocultores, que está esquecida.

É como eu disse, a lagoa de tratamento do chorume nós precisamos terminar essa obra, o corredor de abate, nós precisamos ai estimular o emprego em Paraguaçu em todas as áreas, e o frigorífico de ovinos ele vai trazer empregos após a conclusão, então nós precisamos finalizar essa obra urgentemente e nós iremos fazer isso.

5 - O trânsito no centro da cidade é muito conturbado no início do mês. Muitos carros e muito movimento. Isso, lógico, é ótimo para o comércio. No entanto, há muitas reclamações sobre o número de vagas para estacionamento dos carros. Em algumas cidades da região, os municípios adotaram as zonas azul, onde o motorista paga um valor e se evita que o próprio comerciante, dono do estabelecimento, fique estacionado no mesmo local por muito tempo. O senhor pensa em algum tipo de planejamento para esse problema e também seria a favor da implantação da zona azul?

R: Eu quero deixar bem claro que a prefeitura vai ter uma parceria muito grande juntamente com a associação comercial, dos proprietários e funcionários das lojas, um trabalho de conscientização, principalmente na área central de nossa cidade, orientando e conscientizando os funcionários e proprietários a estacionar seus veículos distantes das lojas, é um trabalho de conscientização com parceria entre prefeitura e associação Comercial, no sentido de diminuir o numero de veículos estacionados o dia todo, parados em frente as lojas, elaborar um estudo técnico detalhado em parceria com a Associação Comercial para melhorar e abrir novos lugares para estacionamento de veiculo no centro, onde a situação também está caótica, em ultimo caso a instalação da zona azul, eu acho que os munícipes, continua complicada essa questão da zona azul porque vai onerar ainda mais os nossos munícipes, então vai ser em último caso a zona azul, nós precisamos aquecer o nosso comércio, e com isso acredito que aqueles que freqüentam ali todos os dias vai onerar muito todos os dias pagando a zona azul, mas pode ser um estudo sim, também temos estudo no transporte coletivo em Paraguaçu, onde diariamente esse transporte passará nos bairros, circularão na cidade e deixarão as pessoas nos devidos pontos, isso é muito importante, aquele que vai receber a sua aposentadoria, aquele que vai para a loja também pensamos no transporte coletivo.

6 - Em 1999, foi inaugurado o Centro de Convergência de Paraguaçu e com ele veio a 1ª Festa do Peão que devido as dificuldades financeiras não foi realizada nos anos de 2005 e 2006. A partir do ano de 2007, a festa começou a tomar forma e em 2009 virou Expo Paraguaçu com shows conhecidos nacionalmente. Na sua gestão, você continuará trazendo esses shows renomados e ao mesmo tempo muito caros? Em alguns casos cada show chega a custar de 100 a 500 mil reais. Apesar de Paraguaçu ser Estância Turística, receber a ajuda do governo e apoio das empresas, no final do ano, sempre acaba pagando as contas e por sinal, bem alta. Para realizar a Expo Paraguaçu a prefeitura tem sempre que ajudar. No seu governo a Expo Paraguaçu continuará sendo realizada?

R: claro que sim, e eu quero deixar aqui também, algumas pessoas desavisadas, mal intencionadas que divulgam que no nosso governo não haverá a Expo Paraguaçu, terá sim, com certeza pretendo continuar, mas nós vamos fazer com que ela cresça, sendo chamada de Grande Expo Paraguaçu, e eu acredito que os shows poderiam ser mais diversificados, como por exemplo um show gospel, religioso, como ocorre em outras festas, falta isso, falta levar um pouco de Deus às pessoas, não é só o show sertanejo universitário, nós precisamos passar isso para as pessoas, para as famílias, e nós vamos ter isso no nosso calendário, show gospel, show religioso, como ocorre em outras festas e outros estilos também como axé, samba, pop rock, pois a nossa festa já é referencia até nacional e necessita de outros estilos, não somente o sertanejo, como eu já disse, e sem duvida quero realizar o desejo de muitos paraguaçuenses em trazer o tão sonhado show da Ivete Sangalo para Paraguaçu, porque esse show ficou só na promessa e nós vamos cumprir, esse é um compromisso meu e do Rildo em trazer a Ivete Sangalo para Paraguaçu, o que não pode e não iremos fazer é gastar tanto dinheiro dos cofres da prefeitura com show de mesmo segmento, e deixar a cidade com buracos, paraguaçuenses com dificuldade de agendamento de consultas, meses para realização de exame, sem tratamento e medicamento, sem moradia, sem água encanada, sem outros investimentos prioritários, nós vamos sim fazer uma Expo Paraguaçu, mas ela vai ser chamada Grande Expo Paraguaçu, pela qualidade do evento e pela diversidade dos shows. Eu quero colocar mais alguma coisa em referencia a Expo Paraguaçu, é uma referencia nossa, porque nós somos Estância Turística, não faz mais que a obrigação o poder executivo fazer uma festa como essa, porque apenas isso de turismo que nós temos hoje em Paraguaçu, isso não é um presente, isso é uma obrigação em fazer uma boa festa, porque o prefeito não é o nosso patrão e sim um funcionário do povo, não um patrão, nós recebemos um subsidio para realmente trabalhar para o povo, então nós somos funcionários do povo.

7 - Por que é tão difícil trazer novas fábricas e empresas para Paraguaçu?

R: a dificuldade é geral, mas o que falta em nossa cidade de verdade é vontade política, a cidade está com a porta fechada para investimentos há muitos anos e nós iremos abrir essas portas e convidar essas empresas para se instalar em Paraguaçu, nós vamos conseguir isso através de projetos específicos como de incentivos fiscais, incentivando esses empreendedores a montarem suas empresas, mão de obra especializada, devidamente qualificada, através de cursos profissionalizantes, com tudo isso elas virão para Paraguaçu com certeza, e eu quero adiantar para toda a população de Paraguaçu , em primeira mão, que na minha posse irei anunciar três empresas que se comprometerão que vão se instalar e abrir uma filial em nosso município, desde que eu seja prefeito, o que vai gerar muitos empregos imediatamente, isso é um compromisso que eu estou fazendo com os 45 mil habitantes e quero também dizer para a população que isso eu não vou trazer dois, três mil empregos que seria mentira, mas traremos ai o distrito industrial 2, que nós iremos remodelar, fazer e terão emprego de 200, 300, 400 empregos, mas de várias empresas, de vários segmentos, gêneros alimentícios, confecção e em geral, nós termos ai uma grande surpresa para Paraguaçu, porque nós temos um desemprego muito grande em Paraguaçu e isso é um dos maiores problemas que nós iremos solucionar. Eu vejo que o emprego é muito importante para a família paraguaçuense, pois é dali que tira o sustento, a dignidade de um cidadão, o respeito e as pessoas conseguem adquirir o tão sonhado carro, a sua tão sonhada casa, e nós iremos lutar até as últimas consequências para que empresas virão a Paraguaçu.

8 - A saúde está em colapso em todo o país, principalmente pela falta de médicos. Em Paraguaçu, a falta de médico também é um problema. No último concurso, além da baixa procura, algumas especialidades não tiveram nem inscritos. O que você pretende fazer se eleito para mudar essa realidade?

R: primeiramente, nós temos que incentivar os médicos de fora a vir para Paraguaçu, nós vamos conseguir fazer isso através de boas remunerações, incentivo e boas instalações para que os médicos tenham vontade de trabalhar em Paraguaçu, para realização de consultas, exames, tornar o nosso hospital referencia regional, contratar os médicos na quantidade da demanda, é o que está faltando, a demanda é muito grande, muita gente que precisa ser atendida e poucos médicos, só que nós vamos firmar um compromisso de valorização com os médicos, remunerar eles como eles devem ser remunerados, para que eles venham a Paraguaçu, os que já estão aí, bem remunerados, porque isso é um compromisso que nós estamos assumindo, porque os médicos salvam vidas e eles tem uma responsabilidade, um compromisso muito grande, e nós iremos sim valorizar e muito eles. Importante a valorização dos profissionais da medicina, é fundamental no dia a dia da nossa população, precisamos aí valorizar, até porque o orçamento de Paraguaçu para 2013 é de R$117 milhões, então dinheiro tem.

9- O Pronto Socorro Municipal é um grande problema em todos os municípios e Paraguaçu Paulista não seria diferente. Você tem planos no seu governo para o Pronto Socorro.

R: temos sim, o hospital nosso está administrando o pronto socorro e isso nós temos que mudar, investir em equipamentos, na qualificação dos profissionais como eu já disse, principalmente oferecer uma remuneração digna para os enfermeiros que também são da área da saúde, os enfermeiros nossos se dedicam ali muitas horas do dia, a carga horária está desumana, sem descanso devido, com baixa remuneração, e sem o plano de carreira. Como que pode um enfermeiro trabalhar tantas horas por dia, embora cansado e no outro dia começar tudo de novo? A responsabilidade de um enfermeiro é muito grande e o pronto socorro recebe pessoas acidentadas, pessoas infartando, pessoas com dor e os funcionários, os enfermeiros que são o primeiro contato daquela pessoa adoentada, então nós iremos valorizar os enfermeiros, valorizar os funcionários da área da saúde, como eu já disse, e o pronto socorro está sendo administrado pelo hospital, nós iremos fazer um estudo muito grande nesse sentido, para que seja uma referencia regional o nosso pronto socorro, o nosso hospital.

Como eu já disse, a carga horária destas pessoas está sendo desumana, eu estive internado com problema de rim neste ano e eu vi como aquelas meninas trabalham, se dedicam, para que atendam os pacientes com dor, como eu fui bem atendido, inclusive eu fui atendido pelo SUS, que é o Sistema Único de Saúde, um direito de todo cidadão, e fui muito bem atendido, mas falta remunerar melhor as enfermeiras, os funcionários do hospital, nós precisamos ai do pronto socorro trabalhar, o poder executivo e valorizar essa área da saúde urgente.

10- De que forma você contribuiu para o município nos últimos anos?

R: A minha vida é um livro aberto a população, eu sou casado, tenho um filho, Kaike, de seis anos, e3u trabalho desde os 14 anos de idade, sem parar nenhum dia, eu nunca parei de trabalhar, trabalhei com meu avô, com meu pai, minha carteira de trabalho está aberta a população, trabalhei de Office-boy, trabalhei de empacotador de cereais na cerealista do meu avô, trabalhei como frentista de posto, já fui autônomo, já trabalhei com vendas, apesar da minha pouca idade, de 31 anos, mas eu tenho uma experiência grande no comércio, com contribuições a população, já participei de associações, participo, como vereador durante os quatro anos, eu trabalhei muito, ativamente para que viesse verbas ao hospital, a saúde, a pavimentação, academia ao ar livre, a praça do Panambi, que nós fizemos uma indicação, verba para o asfalto da Roseta, creche escola, fiz muitas reivindicações, contribui muito não só como cidadão, mas como político para Paraguaçu e com o Laboratório Centerlab, que nós temos uma sociedade também, nós geramos empregos e é muito importante eu dizer que nós somos presidente da Univap, eu levo o nome de Paraguaçu para 21 municípios, a Univap é a união dos vereadores do Vale Paranapanema e eu participo ativamente, participei e participarei para que Paraguaçu seja levado o nome para esses 20 municípios e valorizado quando reivindicar algo benéfico para Paraguaçu. Lutei e continuarei lutando até o último dia da minha vida para Paraguaçu, então contribui e vou contribuir muito para Paraguaçu, tendo a chance de ser prefeito. Eu quero pedir com toda humildade para a população paraguaçuense, agradecer da forma carinhosa e respeitosa que estão me recebendo, eu quero essa chance, essa oportunidade, as pessoas precisam de uma oportunidade para que mudem esse quadro político de Paraguaçu que se arrasta há muitos anos entre um lado ou outro, nós temos aí agora várias opções de candidatos e eu peço com toda humildade e respeito para que votem em mim, no Rildo, porque será a primeira vez na história política de Paraguaçu que o vice-prefeito terá suas atribuições , terá atitude e terá voz e vez lá com a gente, que vai ajudar a administrar Paraguaçu.

11- Como você acredita que deve ser escolhido os diretores de departamentos, politicamente ou por competência?

R: De imediato já vou dizer, é por competência, politicamente seria o segmento que iríamos continuar do jeito que tá, politicamente seria aquela apadrinhagem de colocar amigos ali na administração, nós vamos por pessoas competentes, devidamente instaladas naquela área que a pessoa conhece, pessoas capacitadas, nós iremos procurar cidadãos paraguaçuenses para que sejam valorizados aqui em Paraguaçu e estejam engajados no nosso projeto, no nosso plano de governo, junto comigo e com o Rildo, no desenvolvimento de nossa Paraguaçu, então nós vamos fazer aí por competência e não politicamente, é muito importante frisar aí sim será uma administração tecnicamente e não aquela como se arrasta há muitos anos.

Equipe Rádio Clube Marconi, locutor Fábio Santos, o candidato Rodrigo Garms e a jornalista Bruna Fernandes

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos