Buscar no site

Prefeitura de Assis promove apresentação do novo S.I.M, destacando mudanças e prazos de adequação

O S.I.M é um sistema que visa garantir maior controle dos produtos de origem animal, como carne, leite, ovos, mel, pescado e seus derivados, a fim de aumentar a segurança alimentar da população.

Assessoria PMA

  • 16/07/23
  • 10:00
  • Atualizado há 78 semanas

A Prefeitura de Assis realizou no último dia 11 de julho, um encontro na ACIA - Associação Comercial e Industrial de Assis, com o objetivo de apresentar o novo Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) e informar sobre as mudanças e prazos para adequação. A reunião contou com a participação de produtores, agroindústrias e representantes do setor.

O S.I.M é um sistema que visa garantir maior controle dos produtos de origem animal, como carne, leite, ovos, mel, pescado e seus derivados, a fim de aumentar a segurança alimentar da população. No Brasil, a inspeção sanitária de produtos de origem animal é regulamentada por um conjunto de legislações.

Durante o encontro, Sidney Franklin dos Santos, médico veterinário e consultor convidado para ministrar a reunião, ressaltou a importância do S.I.M na garantia da saúde pública e na proteção do meio ambiente, além da regularização das agroindústrias para a comercialização dentro do município. Ele enfatizou que a venda de produtos de origem animal clandestinos, sem a devida inspeção e fiscalização, representa uma violação à saúde do consumidor, podendo acarretar a transmissão de doenças e toxinfecções alimentares.

divulgação - Reunião realizada para discutir novo S.I.M - Foto: Assessoria PMA
Reunião realizada para discutir novo S.I.M - Foto: Assessoria PMA

A adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), permite que os produtos fiscalizados pelo serviço de inspeção municipal possam ser comercializados em âmbito nacional. Isso contribui para a geração de renda e emprego, proporciona alimentos mais saudáveis à população e traz mais recursos para o município, além de promover a fixação de mão-de-obra no campo e atrair novas agroindústrias para a região.

Ana Paula Marques Rodrigues, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, destacou que a implementação do novo S.I.M é uma excelente oportunidade de abertura de mercado para os produtores locais. Além disso, ressaltou que prazos adequados serão dados para que todos possam se adequar às novas exigências, garantindo assim a regularidade com as normas da saúde pública.

Driely Torreti, tecnóloga em alimentos, e sua sócia Larissa Alves Bueno, presentes na reunião, expressaram sua satisfação com as informações compartilhadas sobre o novo serviço e inspeção municipal. Elas destacaram que a organização do evento conseguiu transmitir de forma clara os objetivos e a importância desse projeto para a cidade. A atualização do S.I.M incentivará os produtores, impulsionar o desenvolvimento econômico das empresas do setor e proporcionar alimentos seguros e de qualidade aos consumidores. A L&D Consultoria Alimentos, representada por Torreti e Bueno, manifestou apoio ao projeto e parabenizou os organizadores pelo evento.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos