Paraguaçu recebe neste sábado espetáculo "Girar Batakerê" pelo Circuito Cultural Paulista
No próximo sábado, dia 22 de novembro, a partir das 20h30, a Estância Turística de Paraguaçu Paulista recebe o espetáculo "Girar Batakerê" pelo programa Circuito Cultural, que será apresentado no Cine Teatro Municipal Lucila Nascimento.
O espetáculo tem entrada gratuita e os convites podem ser retirados gratuitamente no Departamento Municipal de Cultura, que fica na praça do Centro Histórico e Cultural Isidoro Baptista.
O Espetáculo Girar
Girar é a encruzilhada entre a memória e o presente, sagrado e profano. O Espetáculo apresenta o encontro de amigos que tem em comum a Capoeira e que pelas estradas da vida beberam de outras fontes: o Samba de Roda, o Tambor de Criola e o Jongo expressões de resistências poéticas e políticas.
A oralidade e o corpo fundem-se para transmitir a festa, espaço de troca a experiência como contrapartida como contraponto nas durezas da vida. O público presente nas ruas, nas praças, feiras será convidado à dança, em uma só alegria.
O Grupo Batakerê
O Batakerê surgiu em 2003 a partir do encontro de cinco jovens da Zona Leste de São Paulo com o artista e Educador Pedro Peu.
Uniram-se em torno da vontade de pesquisar o cruzamento entre a dança, música e brincadeiras presentes nos ritmos e danças da cultura popular brasileira.
Em 2005, contemplado pelo Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais - SCM-SP), o Batakerê desenvolveu oficinas de danças, percussão e confecção de instrumentos musicais com material reciclável finalizado em junho de 2006, o projeto contemplou em suas oficinas 30 jovens de diversas comunidades.
O Grupo realizou entre 2007 e 2008, o projeto Dançar é preciso (Batakerê Mirim), com oficinas de danças e músicas voltadas á crianças de 8 a 12 anos.
Paralelamente ao Projeto pedagógico, o Batakerê tem em seu repertório os espetáculos Ritmos e Danças e A Cara do Brasil, além de intervenções e performances livres, apresentando seus ritmos em diferentes municípios do Estado de São Paulo.