OAB SP investe em mais estrutura para acompanhar crescimento e modernização da advocacia
Patricia Vanzolini destacou a importância das Subseções durante reinauguração da nova Casa em Assis
Assessoria de Comunicação
- 20/05/24
- 17:00
- Atualizado há 34 semanas
Maior Secional do País, a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) conta com 370 mil advogados e advogadas inscritos. Para melhor atendê-los, a Ordem paulista não poupa esforços quando o assunto é reestruturação das Subseções.
Garantir que as Casas estejam bem equipadas e com modernas ferramentas de trabalho é essencial porque a advocacia depende muito da estrutura da OAB, explicou a presidente da entidade, Patricia Vanzolini, durante evento de reinauguração da nova Casa da Advocacia de Assis, na sexta-feira (17). Ela também inaugurou equipamento de acessibilidade em Lins e ministrou palestras em duas universidades de Marília.
"Há 20 anos, eram poucas faculdades de Direito e, portanto, poucos advogados. Hoje, contudo, o advogado e a advogada dependem muito mais desse apoio material, incluindo equipamentos que estejam alinhados com as demandas tecnológicas. Esse movimento exige que tenhamos, por exemplo, à disposição dos profissionais, uma sala de audiência virtual, uma sala para a jovem advocacia, que está constituindo carreira e precisa desse impulso para atender bem seu cliente", citou Vanzolini.
A dirigente ressaltou o papel fundamental das Subseções nesse processo de modernização. "É preciso que cada um que 'segure o bastão' tenha a convicção de que é preciso andar para frente, adaptar as Casas aos novos tempos e ajustá-las às novas necessidades. Essa Casa [OAB Assis> se integra ao que denominamos de nova era das Casas da Advocacia, ou seja, uma casa que é conceitualmente pensada para o advogado utilizar", complementou Vanzolini.
A presidente da 27ª Subseção de Assis, Lenise Antunes Dias, fez questão de agradecer a cada funcionário e colaborador da Casa pela conquista. "Vocês sempre estiveram do meu lado, em todos os momentos. Estou muito feliz por reinaugurar a Subseção, ao lado da Patricia Vanzolini. Tivemos grandes mudanças: temos duas salas de coworking, trocamos o piso do auditório e todo mobiliário, reestruturamos a cozinha. Deixamos a Casa muito mais confortável para os nossos advogados e advogadas", elencou Dias.
Acessibilidade
Mais cedo, a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, esteve na 32ª Subseção de Lins, presidida por Adriana Bia Ferrazoni Moreti, para inauguração de equipamento de acessibilidade. A Casa passou por reformas e, entre as melhorias, recebeu um elevador para o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao segundo andar da Subseção, onde ficam as salas de reuniões, secretaria e espaço CAASP.
Vanzolini destacou a importância, enquanto esforço de inclusão da Ordem paulista, da instalação da plataforma elevatória. "Nós somos a Casa da Cidadania: ou é para todos ou não é cidadania. Cidadania excludente não é cidadania. Então, a inclusão é a prioridade número 1. Queremos que todos e todas, ao visitar a Casa da Advocacia de Lins, sintam conforto, dignidade e cuidado", afirmou.
Com dificuldade de locomoção devido a uma prótese na perna, a auxiliar de serviços internos da Subseção de Lins, Maria José Zafani Verdelli, que trabalha na Casa há 17 anos, comemorou o que a presidente da OAB Lins, Bia Ferrazoni, classificou como o primeiro passo em direção a uma Casa Casa da Advocacia mais moderna e inclusiva. "É realmente importante a instalação desse equipamento. Eu subia ao segundo andar uma ou duas vezes por ano, por conta da dificuldade. Agora, poderei ir todos os dias", celebrou Verdelli.
A agenda da última sexta-feira vai ao encontro do programa de Interiorização da Secional, que busca aproximar a OAB SP das 251 Subseções e 930 pontos de atendimentos espalhados pelo estado e levar os mesmos benefícios, serviços e estrutura da capital para o interior.
Farmácia
O evento na OAB Assis marcou, ainda, a inauguração da nova farmácia da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), que foi ampliada para melhor atender as advogadas e advogados da cidade e região.