Moradores enfrentam problemas com escorpiões em terrenos baldios em Assis
Moradores afirmam que o mato alto e a sujeira nos terrenos têm contribuído para o aparecimento de animais peçonhentos nas residências
Redação AssisCity
- 16/12/23
- 08:00
- Atualizado há 56 semanas
Os moradores da Rua Fernão Dias, nas proximidades do Ginásio Municipal "Jairo Ferreira dos Santos" (Jairão) e Atacadão em Assis, estão enfrentando problemas com a aparição de escorpiões em suas residências. Segundo os moradores, no bairro há vários terrenos baldios com vegetação alta e muita sujeira, oriundas de descartes incorretos de lixo que são feitas no local.
Nesta quarta-feira, 13 de dezembro, os moradores procuraram o Portal AssisCity para relatar sua insatisfação com a situação enfrentada e cobrar providências dos setores responsáveis.
Rafaela Zanqueta, moradora do bairro, relatou que já sofre a alguns dias com o aparecimento de escorpiões em sua residência. Segundo a moradora, os aparecimentos têm se tornado constante com o descarte incorreto de lixo nos terrenos próximos. "Frequentemente vejo pessoas vindo descartar lixo no terreno em frente à minha casa. Para ajudar, os matos do terreno estão enormes e os responsáveis não mandam cortar, estamos sofrendo com animais peçonhentos já a algum tempo. Já acionamos os órgãos sobre isso, mas até o momento não tivemos resposta", disse.
Rafaela conta que no bairro existem quatro terrenos baldios que ficam próximos a sua residência e todos estão com a vegetação alta. A preocupação dos moradores, segundo ela, é com as crianças e os animais domésticos que moram nas proximidades. "Temos essa preocupação com as crianças e os animais domésticos que podem entrar em contato com os escorpiões. Ficamos muito preocupados com essa situação", relata.
Rodrigo Caetano, coordenador do Controle de Endemias de Assis, informou que o Departamento de Endemias realiza um trabalho educativo quanto aos cuidados com acidentes com animais peçonhentos em todo o município de Assis, fazendo visitas aos moradores que relatam o aparecimento destes animais em seus imóveis. "Realizamos palestras em escolas e empresas orientando sobre os meios preventivos e sobre a picada de escorpiões. Nossos funcionários, tanto da atenção básica quanto da vigilância, estão capacitados em como proceder quando houver acidentes com animais peçonhentos. Além disso, nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é referência regional para o tratamento de acidentes com esses animais, tendo em estoque o soro para iniciar o tratamento", informa.
Rodrigo também orienta alguns cuidados básicos que os moradores devem ter para impedir o aparecimento desses animais. "É importante evitar o acúmulo de restos materiais de construção em seu imóvel, como madeiras e tijolos, também é necessário manter suas caixas de gordura e esgoto vedadas, tampar os ralos de tanques e pias e sempre olhar calçados e roupas antes de colocá-los", disse.
O Portal AssisCity entrou em contato com a Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula Marques, que informou que neste ano de 2023, mais de 16 terrenos baldios em ruas próximas ao Jairão, já foram autuados devido a vegetação alta e sujeira. "Foram notificados 16 terrenos, onde 11 foram regularizados, 4 foram autuados e 1 ainda está no prazo para nova vistoria", disse.
Ana Paula reforça ainda que novas fiscalizações serão realizadas pois, neste período do ano, as vegetações costumam crescer mais rapidamente.
A multa para os donos destes terrenos é de 20 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESP) para cada 100m². Atualmente o valor do metro da UFESP é de R$34,26.