Moradores do Parque Colinas participam de palestra sobre conscientização ambiental
O evento foi realizado nesta quinta-feira, 23, no CEU
Se a conscientização e as melhorias vêm em decorrência de um bom diálogo, os moradores do Parque Colinas já estão um passo à frente.
Nesta quinta-feira, 23, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), realizou uma palestra nas dependências do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), por meio do Projeto Mobilização Ambiental, em Assis.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nossack, bateu um papo com os moradores para tratar sobre as principais dúvidas e esclarecer algumas questões ambientais que são recorrentes no município.
"Nós estivemos no CEU com o principal objetivo de conscientizar a população sobre diversas questões ambientais, que não são apenas do Município, mas também dos moradores. Conversamos muito sobre o descarte de lixo, o perigo do descarte irregular, quais materiais devem ser levados para quais tipos de lugares, o lugar correto para o descarte de objetos que muitas vezes eles não sabem onde jogar, como sofás e móveis velhos, entre outros assuntos. Pude explicar detalhadamente como a conscientização de cada um de nós ajuda muito, inclusive em melhorias para a nossa cidade, já que a Prefeitura economiza verba quando fazemos a separação entre lixo orgânico e reciclável, por exemplo, e esse dinheiro pode ser investido em outras áreas, como saúde ou educação, além de dar oportunidade de remuneração às pessoas que realizam o importante trabalho de reciclagem", afirma.
Dentre os outros temas trabalhados pelo secretário, foi abordada a questão sobre a soltura de animais, como lidar com os animais peçonhentos e outros que compõem a fauna da região, como abelhas e lagartos, além de todas as orientações para o descarte correto do lixo, seja orgânico ou não.
Durante a palestra, Fábio também pontuou sobre a intensificação na fiscalização por parte da Secretaria do Meio Ambiente e a importância desse trabalho de diálogo com a população.
"Conversamos com os moradores sobre a intensificação na fiscalização dos terrenos abandonados por parte da Secretaria do Meio Ambiente, em conjunto com a atividade delegada, pois o descarte de lixo em local irregular é um crime ambiental e, dependendo dos danos causados, pode ser passível de detenção. Nós já fizemos a colocação de duas placas no bairro e iremos colocar mais duas, sempre com o objetivo de conscientizar os munícipes sobre essa prática. Foi uma conversa bastante instrutiva e que esperamos poder levar também para outros bairros e escolas de Assis, porque acreditamos que é assim que conseguiremos uma cidade melhor", salienta.
Para finalizar, o secretário lembrou sobre o mutirão que acontecerá neste sábado, 25, no Parque Colinas.
"Pedimos aos moradores do Parque Colinas que neste sábado coloquem em suas calçadas os objetos que não servem mais, pois faremos um mutirão de limpeza no bairro, das 8h às 12h. Objetos quebrados, sofás velhos, móveis que não são usados, tudo isso será recolhido e encaminhado para o aterro de inertes, onde faremos uma triagem do material e daremos o destino correto aos objetos que forem descartados. Contamos com a colaboração de todos para deixar nossa cidade mais limpa", ressalta.
Nadir Blefari, secretária da Assistência Social, também esteve presente durante o evento e disse que é importante fortalecer os vínculos entre a população e o Poder Público.
"Nós estamos procurando fortalecer os vínculos entre a população e o Poder Público, pois é assim que as coisas começam a funcionar. As ações de cuidados com o meio ambiente são importantes para diminuir e evitar problemas, como a proliferação de mosquitos e animais peçonhentos, por exemplo. No início deste ano fizemos a limpeza da mata ciliar que protege a nascente da Água do Freire, com a ajuda das crianças da rede municipal, e estamos investindo nisso para conseguirmos manter as casas e os bairros limpos", conclui.
Secretário Fábio Nossack
Fábio Nossack com Nadir Blefari
Moradores do Parque Colinas durante palestra e tiraram suas dúvidas