Moradora pede conscientização para evitar acúmulo de lixo em terreno, em Assis
Ela afirma que os próprios moradores utilizam o local para descarte incorreto
O problema do lixo é constantemente pauta de discussões e campanhas, em Assis. Além dos trabalhos do Poder Público, a participação dos moradores é essencial para a limpeza da cidade.
Porém, parece que ainda falta colaboração e conscientização. Quem faz o alerta é a moradora do Jardim Alvorada, Josimara Vieira. Ela aponta o problema em um terreno localizado no cruzamento entre a Rua Pompeia e a Rua Deolindo Menk Plens.
"A prefeitura já até colocou uma placa certa vez, mas a vizinhança parece que ignora e continua a jogar lixo. Com o vento, a sujeira vem parar na frente das nossas casas e isso já vem acontecendo há cerca de dois anos. É lixo doméstico, com comida, papel e tudo aquilo que deveria ser recolhido normalmente pela coleta, mas não é porque está jogado no terreno. Com o passar do tempo, vai juntando aranha, escorpião, se tornar um foco de dengue, sem contar a sujeira", afirma.
Segundo Josimara, o mais importante é que os moradores se conscientizem do problema.
"Esse, na verdade, é um pedido para que os moradores não joguem lixo nos terrenos, seja aqui ou em outros bairros. O proprietário poderia cercar, construir um muro, mas se a própria população não tiver consciência, o local estará sempre sujo e quem sai prejudicado somos nós mesmos, os moradores do bairro", conclui.
Denúncias
Nesta semana, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, divulgou que a ferramenta tecnológica WhatsApp poderá ser utilizada para registro de ocorrências.
Através do número fixo (18) 3324-3355 ou no link o cidadão poderá fazer denúncias, como descarte irregular de lixos e entulhos, incêndio criminoso, maus tratos aos animais, queda de árvores, poluição do Meio Ambiente, entre outras situações.
De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nossack, o objetivo é oferecer agilidade no atendimento junto à população, garantindo que a demanda solicitada seja atendida em curto espaço de tempo e a custo zero para a municipalidade.
Terreno fica localizado no Jardim Alvorada, em Assis