Meio Ambiente revitaliza área do Camelódromo de Assis com mudas de ipês e palmeiras
Ao todo estão sendo plantadas 18 mudas de Ipês brancos e 23 de Palmeiras Locubas
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Assis (SEAMA) já iniciou os trabalhos de revitalização de toda a área do Camelódromo na região central da cidade.
No início desta semana, a equipe da TV AssisCity acompanhou o plantio de algumas mudas, que irão substituir as árvores retiradas recentemente.
De acordo com o secretário Fábio Nossack, no início de novembro, uma forte chuva com vendaval atingiu a cidade e provocou a queda de oito grandes galhos e árvores em diversos pontos, trazendo prejuízos e até ferindo uma pessoa.
Leia mais: Chuva e ventania destelham casas e derrubam árvores em Assis
"Quando houve as quedas, fomos chamados pelos próprios comerciantes para fazer uma inspeção nas árvores do Camelódromo, onde constatamos que uma árvore maior, talvez a mais antiga, apresentava com risco eminente. A árvore estava se partindo e vimos que ela teria que ser retirada. Nas demais entendemos por bem fazer uma poda drástica, mas com o tempo elas rebrotariam e permaneceriam no local. Quando foi feita a poda drástica, vimos que muitas já apresentavam oco e tinham cupins, enquanto algumas também apresentavam princípio de algum tipo de doença", afirma.
O secretário explica que após esta análise e ponderação, as equipes decidiram que o melhor seria a retirada das árvores, pois todas estavam sobre encanamentos ou redes de esgoto, água e eletricidade.
"Algumas já estavam atingido estruturas de telhados e berais, e com a poda drástica iríamos apenas protelar a ação de retirada, que inevitavelmente seria necessária ser feita em aproximadamente cinco anos", salienta.
Diante do quadro, a SEAMA decidiu pela revitalização da área, que receberá ao todo 18 Ipês brancos e 23 Palmeiras Locubas.
"Vimos que o mais adequado seria fazer uma grande revitalização. Após todas as árvores terem seus laudos emitidos por um engenheiro agrônomo e um engenheiro florestal, fizemos a retirada e estamos colocando Ipês brancos e Palmeiras Locubas, que vão deixar a região bonita e arborizada", conta.
O secretário lembra que as duas espécies são mais adequadas para o plantio urbano.
"Os Ipês brancos são árvores que conseguimos deixar alinhadas, distantes de indicações e encanamentos. Eles têm uma característica de serem bem fáceis de conduzir, a sombra não é tão densa, como da Sibipiruna, mas também oferece uma boa sombra. Eles têm raiz pivotante, que desce em profundidade e não vai tanto horizontalmente. Já as Palmeiras Locubas são também de raiz superficial e fasciculada, que não impacta no encanamento", adianta.
Demanda dos comerciantes
Fábio lembra ainda que a vistoria e corte das árvores era um pedido antigo da comunidade e dos comerciantes do Camelódromo.
"Nós relutávamos em fazer o corte, pois sabemos da repercussão de cortar árvores, principalmente na região central. Não ficamos felizes em fazer os cortes, mas quando é necessário agir, não podemos nos omitir. A ação foi necessária e estamos tendo um resultado positivo", conclui.
Leia também: Comerciantes da Rui Barbosa pedem corte de árvore antiga em Assis
Assista ao vídeo da TV AssisCity: