Buscar no site

Leitos em UTI e em enfermaria no AME não vão suprir a demanda, mas vão aliviar, considera prefeito de Assis

Prefeito José Fernandes e deputado Bragato falam da importância de mais leitos para Assis

Redação AssisCity

  • 18/03/21
  • 09:00
  • Atualizado há 199 semanas

Na tarde de terça-feira, 17 de março, o deputado Estadual Mauro Bragato, ao lado do prefeito de Assis José Fernandes, anunciou durante live exclusiva ao Portal AssisCity, comandada pelo jornalista Matheus Dorácio, detalhes do hospital de campanha que será instalado no AME de Assis, com 10 leitos em UTI e 3 em enfermaria.

O deputado, que mora em Presidente Prudente e é bastante conhecido em Assis, fez uma intervenção junto ao Governo do Estado, quando anunciado que seriam instalados hospitais de campanha no interior de São Paulo onde houvesse AME, para que o AME de Assis também fosse contemplado com esse recurso fundamental no momento de crise e colapso na rede pública para atendimentos a pacientes com COVID.

"Nós fizemos a intervenção solicitando leitos para Assis e já fomos comunicados que a cidade um hospital de campanha, com 10 leitos de UTI e 3 clínicos. Isso nos foi passado pela Secretaria Estadual da Saúde", diz o deputado.

Sobre a iniciativa do Governo do Estado de implantar hospitais de campanha nos AMEs, o deputado esclarece: "a estrutura do AME foi escolhida por já estar bem articulada, tem recursos orçamentários, ser muito bem gerido e, claro, por ser um hospital de pronto-atendimento. Essa é uma ação importante para a cidade e para a região que atende pacientes com COVID nesse momento em que todos os hospitais estão com sua taxa de ocupação saturada", afirmou o Deputado.

HOSPITAL DE CAMPANHA ADPM

Durante a live o prefeito José Fernandes demonstrou estar mais tranquilo com essa ação, mesmo sabendo que não será o suficiente, e abordou a diferença entre esse hospital de campanha e o hospital de campanha que foi montado na ADPM no início da pandemia.

"Nosso sistema não está suportando mais a quantidade de pacientes contaminados que precisam de UTI. Essa iniciativa do Governo é fundamental para atendermos pacientes que já estão aguardando vagas em UTI. Montamos um hospital de campanha na ADPM por decisão conjunta do Comitê naquele momento em que ninguém sabia como seria a chegada da doença. Foi uma estrutura montada por prevenção. O fato de não ser sido utilizado em sua capacidade máxima foi ótimo, pois isso representa que nosso sistema de saúde aguentou aquela primeira onda, mas agora nos deparamos com outro momento e esses leitos em UTI vão salvar vidas", diz o prefeito.

EQUIPAMENTOS

O prefeito também fala dos serviços oferecidos naquele hospital de campanha e dos que serão oferecidos nesse que será instalado no AME.

"No hospital de campanha que instalamos na ADPM, tínhamos como recursos apenas serviços de enfermaria e apenas uma UTI e não suportaria hoje essa nova fase em que o que precisamos é de UTI, que serão disponibilizadas no AME", esclarece.

O prefeito também fala dos equipamentos adquiridos para aquele hospital: "todos os oxigênios e utensílios que estavam à disposição na ADPM estão na Santa Casa ajudando a salvar vidas nesse momento crítico".

Deputado e prefeito esperam que esses novos leitos ao menos aliviem as necessidades locais e que a população colabore com os protocolos sanitários de combate ao novo Coronavírus.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos