Buscar no site

Juiz acata pedido do MP e suspende decreto municipal que alteraria gestão da FEMA

O decreto municipal instituia um Conselho Gestor e suspenderia temporariamente o Conselho Curador

Redação AssisCity

  • 18/06/23
  • 13:00
  • Atualizado há 83 semanas

Neste domingo, dia 18 de junho, o juiz Paulo André Bueno de Camargo deferiu o pedido de tutela antecipada feita pelo promotor de justiça de Assis Fernando Fernandes Fraga e suspendeu o decreto Nº 9.123 de 16 de junho de 2023 que "Institui o Comitê Gestor de Transição junto a Administração Pública Municipal, em caráter excepcional e temporário, em face da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE ASSIS - FEMA, na forma que especifica".

O decreto foi feito após a Prefeitura de Assis firmar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público onde se responsabilizaria por elaborar um projeto de lei até o dia 31 de dezembro para que se regulamente de forma integral a FEMA encaixando-a como autarquia, fundação pública ou entidade.

Para isso, no decreto, a Prefeitura de Assis suspendeu o Conselho Curador da instituição bem como a direção executiva afim de instaurar um Conselho Gestor de transição até a elaboração da referida lei proposta no TAC.

No pedido de tutela antecipada, o promotor Fernando Fernandes Fraga entendeu que a suspensão do Conselho Curador da FEMA fere a Lei 2.374/85 que cria a FEMA com a diretoria executiva e conselho curador como meios de gestão da entidade.

Em contato com a assessoria jurídica da Prefeitura de Assis, Marina Antunes, informou que o Prefeito não vai se manifestar neste domingo e se reunirá nesta segunda-feira com o conselho gestor para definir o que será feito.

Divulgação - Fundação Educacional do Município de Assis
Fundação Educacional do Município de Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos